Header Ads

Características das 5 zonas de treinamento físico

http://www.ameliablog.com.br/wp-content/uploads/2014/05/zona-de-treinamento-para-queimar-gordura.jpg
O monitor cardíaco ou frequencímetro vem sendo usado há bastante tempo por corredores e atletas das mais diversas modalidades para acompanhar o desempenho do coração durante o exercício. A frequência cardíaca pode ser usada como medida da intensidade do exercício; também pode ser referência para a criação de zonas-alvo, auxiliando o professor/treinador para adequar as características do treino e melhorar as capacidades físicas do praticante.
Os estudos internacionais mais recentes classificam 5 zonas de treinamento, com suas características e adaptações:
  • Zona 1 de Treinamento Básico: entre 60 a 65% da Frequencia Cardíaca Máxima (FCM), tem o objetivo de definir a resistência de base do atleta, melhora o metabolismo da gordura, deixa os músculos, tendões, ligamentos e nervos acostumados a corrida e aumenta a economia de energia. Além da utilização mais eficiente da energia, prepara o corpo para treinos mais intensos, trabalha a técnica/habilidade. O corredor sente-se confortável, relaxado, capaz de converser durante o exercício.
  • Zona 2 de Treinamento Básico (Aeróbia Lipolítica): entre 65 a 75% da FCM, tem o objetivo de aumentar a eficiência de corrida, melhorar a capacidade de uso de oxigênio, produzir mais energia e aumentar a eficiência. Capaz de produzir mais energia com o mesmo nível de esforço. O corredor sente-se em atividade, aquecido, com ritmo cardíaco e respiração elevados e presença de suor. Essa zona de intensidade é usada para melhorar o condicionamento físico aeróbio. Por usar os lipídios como principal fonte energética, ela é a ideal para quem deseja diminuir os percentuais de gordura corporal. Quanto maior for a duração dos treinos, melhores serão os resultados.
  • Zona 3 de Treinamento Intenso (Limiar Aeróbio, Endurance/ Resistência): entre 75 a 90% FCM, tem o objetivo de aumentar a força e ampliar os limites, melhora o metabolismo de carboidratos, desenvolve o limiar de lactato, melhora o ritmo sustentável de corrida, útil nos períodos de pré-competição porém muito tempo nesta zona pode causar deterioração. O corredor sente-se cansado, ofegante e suando bastante. Esta zona é a ideal para os atletas que praticam esportes que exigem grande resistência, como corrida. Nessa faixa, a capacidade funcional do organismo melhora consideravelmente, pois existe um aumento do número de vasos sanguíneos, da ventilação pulmonar, do vigor físico e do volume de sangue bombeado. Nela, 50% das calorias queimadas são provenientes dos carboidratos e 50% das gorduras. Por isso, é fundamental manter uma alimentação balanceada.
  • Zona 4 de Treinamento Máximo: acima de 90% da FCM, tem o objetivo de manter uma alta porcentagem de força aeróbica maxima e potência útil maxima, desenvolve o sistema cardiovascular e o VO2max, aumenta a produção de energia anaeróbica e acelera a rotatividade de resíduos do organismo, aumenta a duração da capacidade de treinamento e a resistência à fatigas. O corredor sente-se estafado, muita dificuldade na respiração e suando demasiadamente. Esta zona é tão intensa que só deve ser utilizada por pessoas que estão em ótima forma física. O ideal é que ela seja intercalada com treinos em outras faixas para evitar os riscos de lesões musculares.
  • Zona de Recuperação (Manutenção ou Restauração): com FC abaixo de 60% FCM tem o objetivo de recuperação e regeneração, através do aumento do fluxo sanguíneo para os músculos para eliminar resíduos e fornecer nutrientes. Por promover a recuperação, melhora a resposta ao treino subsequente. Essa faixa de intensidade é utilizada no trabalho com iniciantes, no retorno das atividades após um período de interrupção, na recuperação após treinos exaustivos ou em aquecimentos. Nela, o organismo usa a gordura como principal fonte de combustível, mas é necessário um longo tempo de atividade para perder peso.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmGI_mGnaq5XCeLZ5Ni4vubHG7BBzi8cv_qLw7dWjMnrEsQ9ogstDlLzFanSpuOfnj1Bu_4IuMgNsyWmAyDg7CsVXpGFgY5KAglwcoJ0t5xoSwBgS41wyLucUwlPO0enLJNQ2UtXTMZQU/s1600/TABELA+ZONA+ALVO.png

Existem várias fórmulas para calcular a Frequência Cardíaca Máxima citada acima mas a real e melhor forma do calculo é através do Teste Ergoespirométrico que mostrará sua condição física e os percentuais nas zonas de forma exata. E é muito importante também, uma avaliação cardiológica antes do início dos treinos que mostrará sua condição física e cardiovascular.
As duas técnicas existem e são comuns no Brasil mas, para fins práticos de corrida para população geral, devemos sempre transformar estes parâmetros em frequência cardíaca para facilitar o entendimento e a aplicabilidade das zonas de treinamento.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário