Header Ads

Aprendizagem da criança portadora de necessidades especiais

https://queminova.catracalivre.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2014/09/lentesinclusivas1.jpg

A criança portadora de necessidades especiais é semelhante as demais, no sentido de também precisar sentir-se amada, protegida e cuidada no seu desenvolvimento, e de poder usar de todo o seu potencial e conseguir uma adaptação no mundo em que vive, estando sujeita a ser favorecida ou prejudicada pelas condições da realidade na qual está inserida.

Quando falamos de aprendizagem é preciso considerar que todas as crianças necessitam ter a confiança necessária para aprender, e isto é algo que os pais podem influenciar.

Os fundamentos para a afetiva aprendizagem são os mesmos, tanto para a criança portadora de deficiência como para as demais, com a ressalva de algumas diferenças de ênfase e tempo quando as limitações são mais acentuadas.

A aprendizagem envolve vivacidade e confiança, sendo esta última elevada através do encorajamento e elogios dos pais e terapeutas para que ela consiga realizar e ou fazer corretamente, ao invés de constantemente estarmos chamando atenção para as suas imperfeições e dificuldades.

Algumas vezes as suas falhas não são realmente "falhas", mas sim uma fixação de padrões demasiadamente altos. As expectativas acerca do nível de aprendizagem devem ser realísticas, e o que esperamos que ela alcance deve esta relacionado com a gravidade do seu comprometimento físico, emocional, intelectual e social ; é aqui que a ajuda de profissionais da equipe multidisciplinar pode ser útil, na colocação razoável de expectativas e objetivos, auxiliando os pais para que alcancem combinações de uma abordagem com metas realísticas e razoável otimismo, permitindo a criança portadora de deficiência a oportunidade de ser eficiente.

"Não ensine os meninos a aprender pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir melhor a inclinação de suas mentes" (Plantão, "A República", VII)


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário