Header Ads

Prevenção de dor e inchaço nos pés para corredores

http://dicas.guiamais.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Pe-e-Tenis.jpg

A corrida nada mais é do que vários saltos seguidos que geram um impacto sobre os pés (e todas as outras articulações). Movimento repetitivo e o impacto geram microlesões nos músculos e tendões, mas é um processo natural que acontece com todos os músculos depois de uma boa dose de treino, outras dores podem ocorrer devido a motivos como:

  • Calçados – tênis muito duro/rígido restringe o movimento do pé, tornando a passada errada e absorvendo o impacto de maneira errada. Pesquise sobre a marca e tipo de tênis específicos para corridas e, se for o caso, para caminhadas.

Tênis antigos também são péssimos pois o gasto excessivo deixa o seu pé "sambando" dentro do tênis, inconscientemente você deixa o seu pé tenso dentro do tênis para que fique mais firme. A sola também pode estar gasta de forma errada forçando uma pisada errada.

  • Tipo de pisada – é importante saber qual seu tipo para comprar um tênis adequado.
  • Forma de correr – por mais natural que seja a corrida, nem todo mundo consegue correr de maneira correta. Procure um professor para ajustar e treiná-lo nas passadas.
Como não só a corrida causa dores nos pés, o que falar daqueles que sentem dores, mesmo trabalhando muito tempo sentados ou em pé? Ficar na mesma posição por muito tempo – com pouco ou nenhum movimento – compromete a circulação sanguínea, o que causa dor e inchaço.

Se você trabalha sentado procure, procure movimetar os pés. Mulheres que usam saltos:  é preciso tirar o salto para fazer todos os movimentos que seu pé consegue.

Se você trabalha muito tempo em pé procure em alguns momentos sentar, massagear ou deixar os pés para o alto. A circulação sanguínea voltará normal e seu pé relaxará.

Como diminuir as dores e inchaço nos pés?

Citei acima que o esforço e impacto geram microlesões musculares que nos conduz a sentir dores das quais não conseguimos escapar, mas sim aliviar e acelerar a recuperação para melhor rendimento nos treinos e nas corridas. Algumas das técnicas para o alívio da dor:

  • Crioterapia – nada mais é do que colocar gelo após o treino. Possui efeito anestésico, anti-inflamatório e ajuda na diminuição do espasmo.
  • Massagem – no início gera um desconforto, mas logo em seguida vem um relaxamento, é bom para tirar os nós e soltar a musculatura.

O óxido nítrico no organismo provoca vasodilatação, aumento do calibre dos vasos sanguíneos e o resultado é maior circulação sanguínea no local, reduzindo a dor e os inchaços nos pés.

Apesar de usar palmilha e a meia nos pés você pode sentir o efeito em toda a perna. Se você se interessou pela palmilha pode comprar clicando aqui ou na imagem do produto.

Eu tenho usado tantos nos meus treinos quanto para dar aulas o resultado é mesmo incrível, recomendo.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário