Header Ads

Musculação ou ginástica localizada?

http://www.marathonacademia.com.br/img_porta/gin1-1351598673508fc2517a7bc.jpg

No ambiente de academia existem algumas diferenças entre as modalidades que promovam o ganho da massa muscular e a redução do percentual de gordura corporal. Duas dessas atividades, a musculação e a ginástica localizada são classificadas como exercícios resistidos, ou seja, movimentos realizados com a aplicação de uma sobrecarga.

Os principais objetivos são a hipertrofia muscular, a redução do tecido adiposo, o aumento da força e resistência muscular, a manutenção ou melhora da densidade mineral óssea e o desenvolvimento de uma estética favorável aos padrões vigentes de beleza.

Portanto, é preciso destacar as principais diferenças metodológicas e práticas dessas modalidades, e como elas favorecem todos os processos fisiológicos supracitados. É importante salientar que a variação dos resultados dependerá de vários fatores como: genética, idade, sexo, freqüência semanal, periodização, repouso, dieta e motivação.

Durante a prática da musculação o aluno realiza sozinho uma série de exercícios estipulados pelo profissional de educação física e segue esse cronograma geralmente por 4 semanas. Após esse período é repassado ao aluno uma nova série de exercícios para que o corpo sofra novas adaptações e ganhos, respeitando o objetivo do praticante. Já na ginástica localizada, o trabalho em grupo permite o contato direto e contínuo entre os alunos e o professor. Os exercícios realizados durante a aula dependem do planejamento prévio, que determina os principais grupos musculares para aquela sessão de treinamento (periodização).

Na ginástica localizada a velocidade dos exercícios realizados segue a cadência musical pelo bpm (batimento por minuto). Isso torna a aula mais dinâmica e motivante.

As duas modalidades podem ser benéficas para o emagrecimento, porque geram microlesões estruturais nas fibras musculares recrutadas durante a execução do treinamento com sobrecarga, estimulando o processo de reparação tecidual através da formação de uma musculatura mais forte (processo conhecido como síntese protéica). Essa hipertrofia muscular favorece o aumento da taxa metabólica de repouso, maior utilização de gordura pós-exercício e fortalecimento de ligamentos, tendões e da própria musculatura.

Portanto, seja qual for a sua opção para a prática de exercícios resistidos, a musculação ou a ginástica localizada, se bem orientadas e supervisionadas por um profissional de educação física competente, sempre serão modalidades que irão ajudá-lo na conquista de qualidade de vida e saúde. Nunca subestime o seu potencial de resistir a intensidades de treinamento mais elevadas, para que não aconteça estagnação nas adaptações neuromusculares e fisiológicas que podem ser produzidas pelo treinamento de força bem orientado.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário