Header Ads

Importância do jogo condicionado no Futebol





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Importância do jogo condicionado no Futebol. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




Os jogos condicionados com finalização se objetivam em desenvolver situações específicas dos desportos Futsal e Futebol. Criam-se alternativas onde a finalidade é repetir as ações criadas nas partidas por diversas vezes. Neste modelo o aluno/atleta executa e aprende os objetivos fundamentais do jogo, mas também, pratica o desporto e as suas relações, como: ataque, defesa, fundamentos técnicos, regras, funções, posições entre outros.

Este método pretende estimular nos alunos/atletas à inteligência tática, técnica individual, noção de regras, autonomia, responsabilidade, poder de decisão, resolução dos problemas, criatividade e inclusão de uma forma dinâmica, motivadora e criativa.

Desta maneira o aluno/atleta se faz importante para equipe, pois se torna peça integrante do todo. O jogo condicionado com finalização permite ao aluno/atleta a criatividade que é a verdadeira arte num desporto. O mesmo estimula os jogadores a participar, pois se treina os gestos motores jogando, com pressão de um adversário, próximo da situação real que acontece dentro de uma partida.

estas práticas são fundamentais para o desenvolvimento dos jogadores, caracterizando-as como atividades competitivas, envolvendo regras aceitas pelo grupo, permeadas pela tensão e prazer, onde a fantasia se mistura à realidade.

Os tipos de jogos condicionados são: técnicos, recreativos, táticos de ataque, táticos de defesa, com vantagem e desvantagem numérica e para funções específicas.

Ametodologia centrada em jogos condicionados, faz com que o aprendizado aconteça através do jogo para situações particulares, este é decomposto em unidades funcionais, sendo sistemático e de complexidade crescente, onde os princípios dos jogos regulam as atividades. Como consequência para o autor, as técnicas surgem em função das táticas, de forma orientada e provocada, existe ênfase na inteligência tática com uma correta interpretação e aplicação dos princípios do jogo, favorecendo a viabilização da técnica e da criatividade nas ações do jogo.

O jogo é reduzido a formas simplificadas do jogo formal, para então, serem trabalhados de formas parceladas, procurando preservar a especificidade do jogo, utilizando-se das situações problemas. O jogo deve manter as características estruturais e funcionais, preservando a autenticidade do desporto. O jogo condicionado é importante porque esse método permite ao aluno a criatividade que é a verdadeira arte num jogo.

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, apesar de ser uma atividade lúdica, a situação de jogo é extremamente séria, envolvendo o iniciante como um todo.

Pro profissional de futebol, estar atualizado é sempre importante Por isso, vou indicar 2 cursos online bem completos, com abordagens bem interessantes sobre sistemas de jogo e treinamento técnico.

Curso 1 - Modelo de Jogo e Modelo Sistêmico de Treinamento no Futebol

Curso 100% online em vídeo, com amplo embasamento teórico e indicação prática, onde coloquei meus conhecimentos adquiridos em mais de 20 anos de atuação em clubes profissionais, categorias de base, escolas de futebol, e muito estudo sobre o futebol em universidades e pesquisas. Clique aqui!


No curso Formação em Futebol 1.0 você vai aprender todos os aspectos que envolvem o treinamento de futebol. Serão abordados temas que vão da preparação física ao treinamento tático. A postura, a conduta e o perfil do profissional que quer atuar no futebol também é tema desse incrível curso. Clique aqui!

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.