Header Ads

Importância do jogo condicionado no Futebol




Os jogos condicionados com finalização se objetivam em desenvolver situações específicas dos desportos Futsal e Futebol. Criam-se alternativas onde a finalidade é repetir as ações criadas nas partidas por diversas vezes. Neste modelo o aluno/atleta executa e aprende os objetivos fundamentais do jogo, mas também, pratica o desporto e as suas relações, como: ataque, defesa, fundamentos técnicos, regras, funções, posições entre outros.

Este método pretende estimular nos alunos/atletas à inteligência tática, técnica individual, noção de regras, autonomia, responsabilidade, poder de decisão, resolução dos problemas, criatividade e inclusão de uma forma dinâmica, motivadora e criativa.

Desta maneira o aluno/atleta se faz importante para equipe, pois se torna peça integrante do todo. O jogo condicionado com finalização permite ao aluno/atleta a criatividade que é a verdadeira arte num desporto. O mesmo estimula os jogadores a participar, pois se treina os gestos motores jogando, com pressão de um adversário, próximo da situação real que acontece dentro de uma partida.

estas práticas são fundamentais para o desenvolvimento dos jogadores, caracterizando-as como atividades competitivas, envolvendo regras aceitas pelo grupo, permeadas pela tensão e prazer, onde a fantasia se mistura à realidade.

Os tipos de jogos condicionados são: técnicos, recreativos, táticos de ataque, táticos de defesa, com vantagem e desvantagem numérica e para funções específicas.

Ametodologia centrada em jogos condicionados, faz com que o aprendizado aconteça através do jogo para situações particulares, este é decomposto em unidades funcionais, sendo sistemático e de complexidade crescente, onde os princípios dos jogos regulam as atividades. Como consequência para o autor, as técnicas surgem em função das táticas, de forma orientada e provocada, existe ênfase na inteligência tática com uma correta interpretação e aplicação dos princípios do jogo, favorecendo a viabilização da técnica e da criatividade nas ações do jogo.

O jogo é reduzido a formas simplificadas do jogo formal, para então, serem trabalhados de formas parceladas, procurando preservar a especificidade do jogo, utilizando-se das situações problemas. O jogo deve manter as características estruturais e funcionais, preservando a autenticidade do desporto. O jogo condicionado é importante porque esse método permite ao aluno a criatividade que é a verdadeira arte num jogo.

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, apesar de ser uma atividade lúdica, a situação de jogo é extremamente séria, envolvendo o iniciante como um todo.

Pro profissional de futebol, estar atualizado é sempre importante Por isso, vou indicar 2 cursos online bem completos, com abordagens bem interessantes sobre sistemas de jogo e treinamento técnico.

Curso 1 - Modelo de Jogo e Modelo Sistêmico de Treinamento no Futebol

Curso 100% online em vídeo, com amplo embasamento teórico e indicação prática, onde coloquei meus conhecimentos adquiridos em mais de 20 anos de atuação em clubes profissionais, categorias de base, escolas de futebol, e muito estudo sobre o futebol em universidades e pesquisas. Clique aqui!


No curso Formação em Futebol 1.0 você vai aprender todos os aspectos que envolvem o treinamento de futebol. Serão abordados temas que vão da preparação física ao treinamento tático. A postura, a conduta e o perfil do profissional que quer atuar no futebol também é tema desse incrível curso. Clique aqui!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário