Header Ads

Psicomotricidade no desenvolvimento infantil





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




Do nascimento até os três primeiros anos de vida, a criança vive a sua fase de maior desenvolvimento cerebral. É neste período que ela inicia um processo de distinção entre si própria e o outro. A partir de interações sociais e de estímulos do meio externo, começa a explorar suas capacidades corporais e a estabelecer relações entre seus movimentos e as sensações que experimenta. 

O movimento é uma forma de expressar, de se comunicar e se relacionar com o outro. Através de atividades lúdicas, baseadas na psicomotricidade, a criança é conduzida a um desenvolvimento harmônico.  A psicomotricidade estuda o homem em sua totalidade, pela interação do movimento do seu corpo com o mundo externo e interno (maturação, aquisições cognitivas e afetivas). Baseia-se em conhecimentos da psicologia, biologia, sociologia, entre outros, produzindo um saber que une o movimento, o intelecto e o afeto. 

O desenvolvimento motor evolui de forma sequencial com o controle da cabeça, a aquisição do rolar, do sentar, bem como do ortostatismo e a marcha, sendo resultados de aprendizado e das habilidades adquiridas.

A psicomotricidade é como um canal que ajuda a criança a se expressar e acredita que esse aspecto é fundamental para seu equilíbrio emocional. Suas atividades facilitam a aquisição do esquema corporal, pela tomada de consciência da criança sobre seu próprio corpo. Ajuda também a afirmar sua lateralidade, controle postural, equilíbrio, coordenação, localização no tempo e espaço. Além disso, estimula a percepção e discriminação dos objetos, bem como a exploração dos diferentes usos que podem ser dados a eles.

Para quem gosta de inovar nas atividades e nos desafios para os pequenos, foi criado esse material, com 40 atividades para serem desenvolvidas com crianças do ensino infantil. Para Pais e/ou Professores de Educação Física. É só clicar aqui e saber mais!

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.