Header Ads

Mitos e verdades sobre a Musculação

 

Vetores estampas academia grátis em cdr, vetores academia fitness editável  estampas para camisetas de academia musculação … | Estampas, Png, Estampas  para camisetas

As dúvidas sobre a musculação assombram até as veternas das academias e podem impedir que a atleta tenha um bom desenvolvimento nos treinos. A musculação é cheia de mitos e histórias que podem confundir na hora de se exercitar.

Treinar braço e músculos superiores alarga as costas 

Mito. Treinar braço, não alarga a estrutura das costas. O exercício tende a desenvolver a musculatura da região e causa a impressão que as costas estão maiores. Entretanto, não é possível “alargar” as costas, no sentido da estrutura corporal. O tamanho desta parte do corpo é uma questão genética e não causa dos resultados dos treinos. 

Parar com os treinos deixa a pele flácida 

Mito. Na realidade, quando a pessoa para de treinar, tem uma perda de tônus muscular e não tem nada relacionado à consitência da pele. 

Alongamento evita lesões 

Depende. O alongamento antes e depois do treino não evita lesões, mas o alongamento feito regularmente melhora a flexibilidade, que consequentemente, aumenta amplitude do movimento, mobilidade articular e assim o risco de se lesionar. 

 Qualquer treino deixa a mulher marombada 

Mito. Quando as mulheres iniciam sua rotina na academia, a pergunta mais frequente que elas fazem é se vão ficar marombadas. Segundo o professor, isso não acontece por uma questão hormonal. Na realidade, as possibilidades de ficar masculinizada são baixas porque as mulheres têm níveis de testosterona muito baixos. 

Proteína depois de malhar ajuda no ganho de massa muscular 

Verdade. A proteína tem muitas funções fisiológicas, uma delas voltadas ao exercício é a reparação muscular (síntese protéica), ajudando no aumento de massa muscular. 

Musculação causa problema na coluna 

Depende. Se os treinos forem realizados sem acompanhamento, a musculação pode sim prejudicar os discos vertebrais e causar sérias lesões. Porém, se feitos de forma adequada, com o auxílio de um profissional, os treinos podem ajudar na postura. 

Mulher grávida não pode fazer musculação 

Mito. Em alguns casos específicos, a mulher precisa da liberação do seu médico. Mas atualmente, a maioria dos especialistas recomenda os exercícios, porque sabem o quão é importante o fortalecimento de músculos específicos, que auxiliam no trabalho de parto e, principalmente, no pós parto, no retorno as atividades e peso corporal normal. 

Musculação emagrece 

Depende. Para reduzir a gordura corporal (emagrecimento), as principais estratégias são exercícios aeróbios (corrida, caminhada, bike) e controle na ingestão alimentar. A musculação auxilia em fortalecer, preparar os ligamentos e tendões para melhorar a qualidade do aeróbio e o aumento de massa magra que em repouso aumenta o gasto calórico. 

Musculação altera o crescimento dos adolescentes 

Mito. Evidencias cientificas mostram que a musculação feita de maneira adequada é benéfica para adolescentes. Musculação dá varizes Depende. Existem pessoas que já possuem um histórico familiar do quadro (fator genético). Também existem indivíduos que têm má circulação sanguínea. Nestes dois casos, se houver um grande esforço nos treinos, pode sim aumentar as chances de aumentar as varizes. Porém, as pessoas que estão foram destes riscos, têm probabilidades mínimas de desenvolver varizes no corpo. 

 Musculação em excesso aumenta a aparição de estrias

 Depende. Musculação, bem orientada e aliada a uma boa dieta, não aumenta a chance de estrias. Infelizmente, o uso de anabolizantes trás inúmeros prejuízos a saúde. Dentre os malefícios, estão o aumento exagerado e rápido do músculo, que dessa forma, impede de a pele acompanhar o crescimento, o que ocasiona o aparecimento de varizes



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

2 comentários

Unknown disse...

Todo artigo sobre saúde devetia ter referência bibliográfica para validar o que foi escrito. Ainda maus qdo provém de um canal importante sobre Educação Física. Se queremos que nos respeitem devemos nos dar o respeito afinal, o conteúdo é científico.

O Editor disse...

Ótimo post! Para mais mitos e verdades sobre a musculação, acesse nossa página!

https://omelhortreino.com.br/hipertrofia-muscular/