Header Ads

Tipos de Análise Cinesiológica




A Cinesiologia é o estudo de várias disciplinas que englobam o movimento do corpo humano. Seu objetivo é analisar as forças que agem sobre o corpo humano e manipular tais forças em procedimentos de tratamento de modo que o desempenho humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida. Existem duas formas: pura e aplicada. A cinesiologia pura procura entender o movimento humano, a fim de analisar os problemas e chegar a tratamentos, enquanto a cinesiologia aplicada é um método específico para o tratamento desses problemas.

A análise e a avaliação do desempenho humano é o aspecto fundamental da Cinesiologia. Ela permite ao estudante desenvolver e testar novas teorias, e, ao profissional que atua na prática, selecionar ou desenhar movimentos efetivos e condições ambientais afins, com o objetivo de estabelecer critérios específicos de desempenho. Os profissionais (educadores físicos, fisioterapeutas, médicos) que se valem dos aspectos da Análise Cinesiológica necessitam de um conhecimento amplo das técnicas analíticas, como um aspecto fundamental para estabelecer decisões profissionais específicas.

A Análise Cinesiológica pode ser empregada de duas formas distinta:, dedutiva ou indutiva.

A Análise Cinesiológica Dedutiva inicia com um movimento humano específico ou uma situação de desempenho, identifica suas características e, finalmente, avalia esse movimento em relação ao critério escolhido.Podemos apresentar um exemplo ao referenciar uma situação onde o professor de educação física, o fisioterapeuta e o médico podem analisar um gesto desportivo ou um exercício físico e avaliá-los, com respeito à reabilitação ortopédica, correção da postura, desenvolvimento da potência, desenvolvimento da aptidão física e possibilidades de traumatismo.Da mesma maneira, podem estes profissionais ( professor de educação física , fisioterapeuta ou médico) vir a avaliar uma composição corporal, um simples movimento articular, todo um regime ocupacional ou um dispositivo para a realização de exercício citado como "mágico".

A Análise Cinesiológica Dedutiva, sob a característica estrutural e funcional, poderá permitir uma resposta à questão que remete ao fato de "como é este ou aquele movimento realizado e quais seus efeitos sobre o organismo?". Este mesmo tipo de análise sob a característica mecânica responderá à pergunta "como é, exatamente, este movimento realizado mecanicamente (no alto rendimento ou por iniciantes, etc.)?".

A Análise Cinesiológica Indutiva inicia com um desempenho desejado como, por exemplo, uma boa postura, um aumento de potência, a conservação do gasto de energia, a capacidade para manusear um equipamento técnico ou desportivo, desde que ocorra uma situação onde haja critérios de desempenho por objetivos.A sequência lógica seria de impor ao analista a estruturação de algum exercício, gesto desportivo ou outra situação que irá demandar certo desempenho, assim, haverá uma função de analisar e avaliar os meios propostos para realização da tarefa no intento de conseguir detectar a melhor forma e o principal objetivo que o levou à eficácia da ação, assim como uma estruturação de critérios e suas respostas oportunizadas.

A Análise Cinesiológica Indutiva deve ser realizada na intenção de responder questões de "como podem ser organizados e respondidos os objetivos específicos de cada etapa realizada?"

Esses objetivos podem atingir uma complexidade maior conforme o momento em que são trabalhados, assim como, a sua inserção nas diversas áreas acompanhados na mesma proporção. Exemplificando esta situação, podemos ponderar que um técnico desportivo poderá questionar "o que é preciso fazer para que o bloqueador alcance seu maior desempenho no salto vertical milésimos de segundos antes que o atacante da equipe contrária golpeie a bola?", ou ainda um médico ou fisioterapeuta podem, com frequência, perguntar especificamente "o que é possível para este paciente?"

As análises indutivas são resolvidas com uma maior facilidade à medida que se varia o ambiente ou a tarefa do que quando se modifica as qualidades de desempenho do atleta, como é o caso da análise cinesiológica dedutiva. tanto a Análise Cinesiológica Dedutiva como a Indutiva requerem:

Um conhecimento apurado dos princípios e fatores cinesiológicos;

1. A consideração de cada pessoa, de um modo individual, e as 2. circunstâncias envolvidas no caso;Um alcance profissional e teórico criativo.

Do grego kinesis (movimento), Cinesiologia é a ciência que estuda o movimento. Em Cinesiologia humana é estudado os músculos e articulações, pois é através da contração dos músculos e das estruturas articulares que o movimento humano acontece. Para profissionais, o estudo da Cinesiologia é importante para melhorar e guiar uma aula ou plano de treino. Conhecer o papel de cada músculo contribui para se conseguir equilíbrio muscular e evitar lesões em atletas e estabilizar alunos com limitações.

Para finalizar, se você saber mais sobre esse assunto, tem o Curso de Cinesiologia  oferece ao profissional de Educação Física e Fisioterapia conhecimentos sobre a origem da cinesiologia, Planos e eixos, articulações, músculos, análise cinesiológica e muito mais. Clique aqui e saiba mais!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário