Header Ads

Objetivos da Psicologia no Esporte





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Objetivos da Psicologia no Esporte. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




O esporte é uma atividade através da qual, se experimentam e se conhecem as emoções com intensidade, portanto os processos emocionais podem prejudicar ou ajudar a ação esportiva, implicando não só na preparação física e psicológica dos atletas, mas também em suas relações humanas e sociais.

O Psicólogo do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte.  É uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo.

Uma de suas características fundamentais é o foco na qualidade de vida das pessoas. É importante ressaltar: o psicólogo do esporte não faz tratamento psicoterápico ou psicologia clínica no esporte.

Nos últimos anos foi possível notar que grandes potências mundiais do cenário esportivo vêm recorrendo à preparação mental, seja em modalidades como: vôlei, futebol, tênis. Isso nos mostra o reconhecimento e a importância da área.

A Psicologia do Esporte tem como objetivo auxiliar técnicos e atletas a entender e solucionar suas dificuldades psicológicas e sociais, sendo uma tarefa específica do psicólogo do esporte, é ajudar emocionalmente os atletas nas fases de insegurança, treinamento e autoconhecimento, a fim de que eles possam encontrar rapidamente a sua segurança e autoconfiança, de tal forma que possam realizar suas possibilidades máximas de rendimento na competição.

A meta do psicólogo esportivo é compreender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico. Para alcançar esse objetivo, ele precisa disponibilizar um tempo adequado de atendimento por paciente e uma duração suficiente do tratamento. Por isso, observe a duração do atendimento como um critério de escolha.

O ambiente esportivo é muito competitivo. Por isso, otimizar a performance para alcançar as metas no esporte é uma necessidade constante. Nesse sentido, a psicologia esportiva exerce um papel diferencial, pois impacta no resultado da preparação física, técnica e tática dos atletas.

Para concluir

Associe a neurociência aos seus treinos e aumente o desempenho esportivo de seus alunos. Conheça as evidências científicas mais recentes sobre neurociência, psicologia, esporte e comportamento e aprenda a superar os limites dos seus alunos de maneira simples e prática. Compreenda o quão é importante manter corpo e mente alinhados para elevar suas aulas a um novo patamar e surpreender seus alunos! Conheça o curso Neurociência e Desempenho Esportivo. Clique aqui e saiba mais

A EducaPsy é a Principal Escola Online do Mercado PSY. Agora você terá a sua disposição os melhores cursos em um só lugar. Urgências Psiquiátricas, Suicídio e Comportamento Suicida, Transtornos de Humor, Transtornos Psicóticos, Transtornos de Ansiedade, Transtornos de Personalidade, Transtornos Alimentares, entre muitos outros! Clique aqui e saiba mais!

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.