Header Ads

Dieta da proteína traz aumento de massa magra?




A dieta da proteína é baseada em uma restrição alimentar e nutricional, focando em uma maior ingestão no grupo das proteínas (carnes e leguminosas, principalmente), reduzindo e/ou até eliminando carboidratos em alguns casos. Algumas delas também podem ter diferentes fases, onde são excluídos e reintroduzidos alguns tipos de alimentos.

A maioria das pessoas associa há muito tempo a proteína ao ganho de massa muscular. E está correta. Exercícios baseados na força provocam a quebra de proteína no tecido muscular. E, para os músculos ficarem mais fortes, as proteínas precisam ser reconstruídas. A leucina, um tipo de aminoácido, desempenha um papel particularmente importante nesse processo, desencadeando a síntese proteica.

Para um ganho de massa magra, ou seja, hipertrofia muscular, é importante ter o consumo adequado de todos os grupos alimentares. As proteínas junto aos carboidratos colaboram para um melhor resultado, visto que contribuem para recuperação muscular, para a melhora do desempenho físico no próximo treino e síntese de massa magra. Como a dieta da proteína é baseada em uma restrição alimentar e nutricional, focando em uma maior ingestão no grupo das proteínas e reduzindo e/ou até eliminando carboidratos em alguns casos, acaba não sendo uma boa opção para quem procura uma hipertrofia muscular. No entanto, para o ganho de massa magra de forma eficaz e saudável, é fundamental o acompanhamento junto a um nutricionista.

A definição da melhor proporção de ingestão proteica ainda é desconhecida e se tratando de praticantes regulares de exercícios, atletas amadores e de elite é preciso cuidado para não negligenciar a utilização de carboidratos. É preciso avaliar a fase e o tipo de treinamento e o período de competição. 

O carboidrato é fonte de energia básica para atividades do dia a dia e na prática esportiva, o consumo adequado é fundamental para manter os níveis de glicose sanguínea, os estoques de glicogênio muscular e hepático durante o exercício, a reposição das reservas de glicogênio na fase de recuperação e manutenção do sistema imune.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário