Header Ads

Exercícios Funcionais para o Quadril




Os exercícios funcionais para quadril é um grande aliado tanto para a mobilidade, tanto para o fortalecimento da região. Por isso, pessoas que realizam este treinamento possuem maior desempenho nas atividades diárias. Portanto, o treinador tem a obrigação de saber de que maneira os padrões de movimento se relacionam entre si e de como planejar um treinamento que mire, de forma certeira, o objetivo de seus alunos.

Realizando os exercícios de funcional para quadril, o aluno coopera também para o ganho de condicionamento físico, o que também auxilia para o desempenho desportivo.

Fora esses, existem outros benefícios de se praticar treinamento funcional para quadril como:

  • Desenvolve a performance ocupacional
  • Aprimora as atividades cotidianas diárias
  • Tonifica a musculatura da região
  • Melhora a flexibilidade, coordenação motora, agilidade e equilíbrio
  • Melhora a postura
  • Auxilia para o emagrecimento
  • Treina a propriocepção assim auxiliando para o aumento da consciência corporal
  • E uma aula dinâmica, o que motiva sua pratica
  • Previne de lesões da região

Quando você trabalha o treinamento funcional para quadril com o seu aluno, é importante que você tenha em mente os objetivos dele, para que assim, ele possa conquistar os resultados com eficácia.

6 exercícios de exercicios funcionais para o quadril

Agachamento simples

Em pé, mantenha as pernas afastadas alinhadas à largura dos ombros e os braços esticados para frente. Faça o agachamento flexionando os joelhos, jogando e empurrando o quadril para baixo e o bumbum para trás. Mantenha o peso do corpo no calcanhar e repita o agachamento 15 vezes. Se preferir, pode fazer o movimento com elástico para dificultar.

Avanço

Em pé, jogue a perna direita para frente. Desça seu joelho em direção ao chão mantendo a perna da frente flexionada a 90 graus e retorna à posição de origem. Repita o movimento com a perna esquerda. O exercício deve ser feito com o abdômen contraído e ao projetar a perna para trás, o joelho deverá ser virado para baixo. Não se esqueça de manter os braços na lateral do corpo ou com as mãos na cintura. Repita 15 vezes o movimento.

Agachamento com abdução alternada

De pé, mantenha as pernas afastadas e alinhadas à largura dos ombros com os braços para frente. Faça o agachamento flexionando os joelhos, jogando e empurrando o quadril para baixo e o bumbum para trás. Ao subir, faça um movimento de abdução com uma de suas pernas, elevando-a para o lado e retorne à posição inicial. Repita o agachamento e faça com a outra perna. Se preferir, pode fazer o movimento com elástico para dificultar. Repita 15 vezes o movimento com cada perna.

Elevação pélvica com chute alternado

Deitado no solo, com as palmas das mãos no chão, joelhos flexionados e com uma de seus pernas estendida para cima, de forma que a ponta do pé esteja voltada para o teto, eleve seu quadril e retorne à posição inicial. Repita o movimento com a outra perna na sequência. Para dificultar o exercício, faça o movimento com elástico. Faça 15 repetições com cada perna.

Extensão de quadril

De pé, apoiando as mãos em uma parede, deixe uma das pernas fixa no chão e jogue a outra para trás. Retorne à posição de início e repita o movimento com a outra perna. Para dificultar o movimento utilize um elástico. Faça 15 repetições com cada perna.

Pliometria de membro inferior bipodal no banco

Posição Inicial: posicionar em frente ao banco, mantendo uma flexão de tronco de 30º, do quadril de 40º e joelhos de 50º, com as mãos paralelas ao tronco.

Posição Final: saltar com os pés juntos ao mesmo tempo sobre o banco e aterrissando com os pés juntos sobre o banco.

É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário