Aspectos para a prescrição de exercícios para Idosos
No processo de envelhecimento, temos duas distinções: a senescência, que seria o "somatório de alterações orgânicas, funcionais e psicológicas do envelhecimento normal" e a senilidade, "afecções que frequentemente acometem a pessoa idosa". Os exercícios nos dois casos vêm como atividades que podem prevenir a ocorrência do aumento de alterações funcionais e estruturais do envelhecimento normal, como perda da mobilidade articular, diminuição da força, mas também nas condições patológicas como a obesidade, hipertensão, diabetes, dentre outras. Além disso, oferecem benefícios sociais relevantes como o aumento das relações sociais, diminuindo o risco de depressão, ansiedade, tristeza pela solidão e também proporcionando a manutenção da autoestima e bem-estar.
Prescrição do Exercício para Idosos baseado em Evidências Científicas.
O tipo de exercício físico, em qualquer idade e com qualquer problema de saúde, deve, sempre que não haja contraindicações, ter em consideração a motivação e as preferências dos indivíduos e ter objetivos bem delineados. Quando a pessoa a quem foi prescrito exercício físico realiza uma atividade que lhe dá prazer, há um maior empenho da sua parte, o que influencia positivamente a adesão ao plano de exercício físico proposto. De salientar que o exercício aeróbio, fundamental em qualquer idade, é o tipo de exercício mais importante para manter e melhorar a resistência cardio-respiratória.
O número de dias por semana nos quais se deve realizar o exercício físico negociado não é indiferente. A frequência está intimamente relacionada com a intensidade e com a duração, portanto a indicação do número de vezes por semana que se deve praticar exercício físico deverá ter em consideração estes dois fatores. A frequência das sessões depende ainda da idade, dos problemas de saúde, da motivação e da disponibilidade individual de cada indivíduo.
A intensidade é provavelmente o parâmetro mais importante mas também o mais complicado. Quando se decide a intensidade do exercício físico, deve ter-se em consideração os níveis mais adequados a cada pessoa, para que a atividade seja realizada com segurança.
Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment