Header Ads

2 características importantes do treinador na iniciação desportiva

http://www.psicologianoesporte.com.br/wp-content/uploads/2014/04/tecnicos.jpg

O treinador desportivo precisa ter algumas características para obter sucesso em qualquer modalidade. Porém, quando se trabalha na iniciação, principalmente com crianças e adolescente, há duas características que acho fundamental: conhecer aspectos específicos da modalidade esportiva e transmitir valores educativos, morais, sociais e culturais

A expectativa do jovem de aprender a praticar bem o esporte escolhido, melhorar cada vez mais seu desempenho e consequentemente buscar sua auto-realização serão desafios constantes para os treinadores. Para enfrentá-los e obter sucesso o conhecimento é condição primordial, ou seja, o treinador deve saber: detalhes da aprendizagem, descobrir caminhos no processo de desenvolvimento e melhoria das habilidades para a adequação dos desafios e mais, ele precisa promover treinos de alta qualidade, encontrar soluções de problemas e atualizar-se sobre conteúdos do esporte.

A transmissão de valores educativos, morais, sociais e culturais pelo esporte é um valioso instrumento na formação de jovens. Se um determinado atleta infanto-juvenil se tornará um grande profissional ou não, é uma outra questão. O fundamental é que o desempenho esportivo não seja o único objetivo dos treinadores. É possível entender que na busca do sucesso esportivo valores como, respeito, autodisciplina, comprometimento social, honestidade, autoconhecimento e outros podem fazer parte do conteúdo da experiência esportiva.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário