Header Ads

Intervalo de repouso em treinamento de peso em idosos

http://www.academiaflipper.com.br/wp-content/uploads/2012/09/idosos_peso_flipper.jpg

O treinamento com pesos (TP) é um método seguro e eficaz na manutenção e no desenvolvimento da força muscular de pessoas idosas, bem como um importante contribuinte para a melhora da funcionalidade e manutenção da independência.

Dependendo dos objetivos e das necessidades individuais, diversas variáveis podem ser consideradas no delineamento do TP. Normalmente, as variáveis manipuladas são: intensidade do treinamento (carga), o número de séries e repetições (volume), frequência semanal, velocidade de contração, ordem dos exercícios e a duração do intervalo de recuperação (IR) entre as séries e exercícios.

Outros fatores podem influenciar as respostas da força muscular por meio da manipulação do IR entre as séries, tais como: tipo de ação muscular, composição das fibras musculares, séries realizadas até a falha ou não, circuito ou séries consecutivas, histórico do treinamento, massa muscular envolvida, magnitude da carga levantada, recuperação ativa ou passiva, ordem dos exercícios.

Dessa forma, diferentes IR podem ocasionar respostas diferenciadas no desempenho neuromuscular quando exercícios isotônicos para membros superiores são realizados por adultas idosas treinadas. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar a influência de dois diferentes intervalos de recuperação (90 e 180 segundos) no desempenho de força muscular, representado pelo volume total e a sustentabilidade das repetições, em mulheres idosas treinadas.

Leia mais sobre esse assunto nesse artigo


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário