Header Ads

A importância da água no treino

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDwoxcKB0J7hCZb0tL88ZIsoK2thofi67XvAmNe1ZZWGDuck7jiiBeFFi6uztOjfTFM5ufqqpP3fw5Kq2eOoJ6H78guGhBQriLrZP0FUWuUB0BLLMm8ofvliW5HdYBKVvKaMu6HctCfnij/s1600/hidratacao.jpg
A água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal. Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.
A queda de níveis de hidratação corporal em apenas 2% prejudica o desempenho nos treinos, pois a síntese de proteínas (fundamental para o crescimento muscular) é melhor em células bem hidratadas, ou seja, quanto mais hidratado você estiver, mais rapidamente seu corpo usará as proteínas para construir musculatura.
Um músculo com apenas 3% de desidratação, tem uma perda de 10% na força e de 8% na velocidade, ou seja, quando o músculo está desidratado você fica cansado muito mais rápido.
Além disso, a água facilita a eliminação de toxinas pela urina, melhora o funcionamento dos intestinos e nutre a pele.
Beba pequenos goles de água a cada 10 minutos, antes, durante e depois dos exercícios.
Dicas de como se hidratar:
  • Antes do exercício: fazer uma ingestão adequada de água 24 horas antes da realização da prova ou do exercício, consumir 500 ml de água ou isotônico 2 horas antes do exercício.
  • Durante o exercício: se possível a cada 20min  ingerir água ou isotônico.
  • Após o exercício: hidratar com alguma bebida isotônica, fazer uma refeição rica em carboidratos.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário