Header Ads

Dietas restritivas podem provocar perda muscular e causar desnutrição

http://www.viverbem.eu/sites/default/files/mitos_dietas_2.jpg
Já ouviu falar da dieta paleolítica? Ela elimina o carboidrato e, por isso, faz com que o corpo busque energia na gordura. Resultado: a pessoa emagrece. O problema é que o corpo não consegue distinguir gordura e massa magra e a pessoa acaba tendo uma perda muscular.
Os paleolíticos acreditam que nosso corpo não tá preparado para certos alimentos que foram incluídos na alimentação nos últimos dois mil ou três mil anos. Por exemplo: eles não comem carboidratos refinados, tipo pão.
Eles também não comem grãos e cereais, como o arroz, nem derivados do leite. Eles comem carne, ovo, nozes, que muita gente acha que não deve comer. Quando o corpo quebra a gordura desses alimentos, ele produz substâncias que dão energia.
Entretanto, a falta do carboidrato causa muitas reações no corpo. Quando a pessoa não come carboidrato, o pâncreas não secreta insulina e não tem glicose para gerar energia. Com isso, o corpo começa a 'roubar' energia da gordura armazenada no corpo. O endocrinologista João Salles explica que a dieta traz três prejuízos: perda de massa magra, queda do metabolismo e risco de contrair infecção.
O frutarianismo também não é uma boa opção. Comer somente fruta não promove saciedade e não traz todos os macronutrientes fundamentais para o corpo. As frutas não têm proteína e precisamos ingerir por dia entre 10% a 15% das calorias só de proteína.
Deixar de comer proteína causa falta de vitamina B12, que só está presente nas carnes, além de ferro, zinco, ômegas e cálcio. A dieta sem proteína pode ser muito prejudicial, podendo causar sarcopenia, que significa redução de músculo. A sarcopenia pode levar a um quadro de demência, diabetes e causar quedas.
O corpo depende principalmente do carboidrato para conseguir glicose. O consumo baixo de carboidrato faz com que o índice glicêmico caia imediatamente. Restrições calóricas podem promover a queda da taxa basal, além de risco de desnutrição e perda de massa magra.
As três dietas são modismos alimentares que envolvem obsessão e podem revelar transtornos alimentares. Estudos mostram que até três quilos perdidos são recuperados em um ano após a perda de peso e praticamente todo o peso é recuperado em ate cinco anos. Nove em cada dez pessoas que emagrecem com essas dietas recuperam todo o peso ou mais. O segredo para manter a dieta é disciplina e moderação.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário