Header Ads

O perigo da volta aos treinos depois de parada

http://www.corredorderua.com.br/wp-content/uploads/2015/01/exerc%C3%ADcio-ao-ar-livre-2.jpg


Depois de meses tentando voltar ao treino, a decisão. O problema: seu corpo não aguenta o mesmo ritmo de antes, mas você não tem paciência para retomar os exercícios em intensidade de iniciante. Após um mês sem treinar, o condicionamento já cai. Pela ordem, há diminuição na capacidade cardiovascular, neuromuscular e, finalmente, da flexibilidade .

Para proteger seu corpo de lesões, é preciso pegar leve na intensidade e na carga do treino. Mas isso não significa ausência de desafios.  O treinador pode ajudar nesta fase, oferecendo estímulos diferentes a cada aula até que o nível anterior seja retomado e, claro, superado. É um momento em que a alimentação apresenta impacto determinante nos resultados, ajudando a aumentar o rendimento na hora da prática. No caso de exercícios de força muscular, o aluno precisa de uma ingestão maior de carboidratos, para ter mais energia, e de proteínas que garantam a reconstrução do músculo.

Na medida do seu pique

O treino de retorno não deve ser muito pesado e nem no nível do que você interrompeu. Com isso, em vez de acostumar o corpo às atividades físicas, você só fica mais vulnerável a lesões (e a mais meses sem treinar, portanto). A intensidade e o volume dos exercícios devem ser calibrados para que seu corpo acostume-se gradualmente a eles, sem exageros.

Para um treino cardiovascular, não existe a necessidade de intervalos durante os dias da semana. Já no caso de um treinamento de força, é preciso intercalar os estímulos para obter resultados é no descanso que o músculo se recupera das microlesões e se fortalece.

E não precisa ficar decepcionado quando receber um treino inferior àquele que estava trazendo resultados. Uma pessoa acostumada a treinar, mas que passou um tempo de folga, avança mais rapidamente do que outra, que nunca treinou. O corpo possui memória muscular, um aluno sedentário leva muito mais tempo para que o corpo se acostume com o esforço , diz Eduardo Rodrigues. Isso não depende de sexo, homens e mulheres recuperam-se igualmente, de acordo com o condicionamento físico trabalhado ao longo da vida .

Não para, não!


Largar as atividades físicas é um problema comum. A agenda lota, os amigos convidam para sair, a preguiça de acordar cedo e muitos ouros motivos contribuem para que os treinos fiquem em último lugar na sua agenda. E nem adianta ficar lendo sobre a importância dos exercícios se você pratica uma modalidade de que não gosta. Para seguir firme com o seu programa, evitando os quilos a mais e o efeito sanfona, é preferível que você:

1. Escolha uma academia perto de você. O deslocamento, muitas vezes, inviabiliza as atividades;

2. Antes de fazer a matrícula numa academia, veja se ela oferece aulas que combinam com o seu perfil.

3. Organize sua alimentação para conseguir resultados mais rapidamente e continuar com motivação.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário