Header Ads

BNCC na Educação Física: Ginásticas




Sabemos que as ginásticas formam um grupo amplo de práticas corporais, desta forma, a BNCC adotou uma classificação especifica para abordar este conteúdo nos diversos anos de escolarização. Sendo assim, a ginástica pode ser encontrada dividida em 3 grupos:

1) Ginásticas Geral;

A Ginástica Geral é uma prática corporal não competitiva, que envolve possibilidades de expressão corporal, acrobáticas, de interações sociais e de compartilhamento de aprendizagem.

A Ginástica Geral pode ser constituída de exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto variado de movimentos corporais como piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc.


2) Ginásticas de Condicionamento Físico;

As Ginásticas de Condicionamento Físico são caracterizadas pelos exercícios físicos voltados para melhora do condicionamento físico, melhora da condição física e modificação da composição corporal.

Também é característica da Ginástica de Condicionamento Físico as sessões planejadas de séries e repetições de exercícios com intensidade e frequência definidas.


3) Ginásticas de Conscientização Corporal.

As Ginásticas de Conscientização Corporal caracterizam-se por movimentos lentos e suaves, melhora da condição postural e/ou a conscientização de exercícios respiratórios, com o objetivo de melhorar a percepção do próprio corpo.

Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, o Método Feldenkrais, a ioga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros.


Importante lembrar que as Ginásticas Competitivas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, etc.) foram consideradas como práticas esportivas, sendo assim, agrupadas aos esportes, junto com outras modalidades técnico-combinatórias.

Ginástica no Ensino Fundamental

A BNCC Educação Física, na Unidade Temática Ginástica, propõe as seguintes habilidades para o Ensino Fundamental.

Ginástica no 1º e 2º Ensino Fundamental

Objeto do Conhecimento

  • Ginástica Geral

Habilidades de Ginástica no 1º e 2º ano Ensino Fundamental:

  • Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.
  • Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.
  • Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

Ginástica do 3º ao 5º ano Ensino Fundamental

Objeto do Conhecimento

  • Ginástica Geral

Habilidades de Ginástica do 3º ao 5º ano Ensino Fundamental:

  • Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
  • Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.

Ginástica no 6º e 7º Ensino Fundamental

Objeto de Ensino

  • Ginástica de Condicionamento Físico

Habilidades de Ginástica no 6º e 7º ano Ensino Fundamental:

  • Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.
  • Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
  • Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.

Ginástica no 8º e 9º Ensino Fundamental

Objetos de Ensino

Ginástica de Condicionamento Físico e de Conscientização Corporal.

Habilidades de Ginástica no 8º e 9º ano Ensino Fundamental:

  • Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
  • Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando aforma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
  • Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.
  • Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.
  • Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!



Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário