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A amplitude de movimento e lesões






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Na ansiedade de acelerar os resultados, muitos passam a executar os exercícios com mais carga e, na incoerência entre o ganho de força já obtido e a carga adicionada, reduzem a amplitude.
           
É possível perceber, inclusive, prescrições com limitações angulares para indivíduos saudáveis, como uma suposta prevenção de lesões. Nesse caso, os mais comuns são os ângulos de 45º e 60° na cadeira extensora, porém, o grande "campeão" costuma ser o ângulo de 90° nos supinos, desenvolvimentos, agachamentos, leg press e até nos exercícios de tríceps.

Contrações musculares a partir de estados alongados da musculatura fazem com que o impulso nervoso chegue numa maior intensidade e ocorra uma contração muscular mais intensa, o que é conhecido como teoria do pré-extiramento. Assim, alguns estudos afirmam que ocorre um alongamento irregular dos sarcômeros (subunidades da fibra muscular) favorecendo a ocorrência de microlesões, que são a base da maioria dos modelos atuais sobre hipertrofia.
           
Porém, não basta executar todos os exercícios até o alongamento máximo. É fundamental analisar se o músculo está sendo solicitado, ou seja, se há uma força atuando contra o movimento, o que é conhecido como desvantagem mecânica. Por exemplo: num abdominal de solo, executando-se o movimento com a amplitude máxima no alongamento, não se estará fazendo nada além de descansar deitado entre as repetições, afinal, a força peso que puxava o tronco para baixo está sendo neutralizada pela força normal do tronco com o solo, que empurra para cima.

Executar os exercícios de musculação com a sua amplitude funcional máxima parece ser o mais sensato para conseguir melhores resultados físicos e mais saudáveis. a realização de movimentos restritos pode ocasionar o encurtamento da musculatura, fazendo com que o bíceps impeça o cotovelo de estender completamente, peitorais e dorsais impeçam uma boa postura, entre outros.

Vale lembrar que a carga é um fator importante ao desenvolvimento muscular e que não basta ter amplitude, o exercício deve ser feito de maneira adequada, nos ângulos adequados, com ajustes e trajetória adequados.



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