Header Ads

O Core e o Pilates






http://www.trainingcenter.com.br/images/aulas/pilates-equilibrio-forca-controle.jpg

O Core é considerado o centro de produção de força. É nele que se localiza o centro de gravidade, e é por meio dele que se originam todos os movimentos. Vinte e nove músculos (incluindo os oblíquos – interno e externo -, o transverso do abdômen, os multifídios, o reto abdominal, os glúteos, o quadrado lombar e os músculos do assoalho pélvico) compõem o Core e são eles que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar. Esses músculos são fundamentais para a estabilização e o fortalecimento da coluna vertebral, responsável pela sustentação do nosso corpo.

A função da estrutura que compõe o Core é, justamente, manter em equilíbrio o corpo humano – que é sustentado pela coluna. Daí a importância de exercitar essa musculatura que garante maior resistência, gera força para os movimentos, melhora o controle corporal, estabiliza a coluna, previne lesões e acaba com as dores nas costas.

O Pilates consegue um treinamento muscular que promove a estabilização da coluna, com o fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e seus componentes articulares na posição correta. O trabalho realizado com a técnica faz com que o músculo transverso do abdômen (responsável pela sustentação da coluna) e o assoalho pélvico (responsável pela elevação dos órgãos) sejam estimulados. No Pilates, a região é chamada de "Power House" – casa de força!

Com isso, o método proporciona uma reestruturação postural significativa, de forma rápida e eficaz. Não fortalecer a região do Core pode trazer efeitos desagradáveis ao corpo, como flacidez abdominal e alterações na posição do quadril.

A intenção do fortalecimento dessa região é evitar problemas como: hérnias de disco, espondilólise, protusão discal e desvios posturais (escoliose, cifose e lordose).



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.