Header Ads

Boxe: febre das academias


O boxe pulou do ringue para as academias de ginástica. Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar um local para treinar essa técnica. Mas ao contrário do que acontece em uma luta de verdade, a prática é usada com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e não envolve a luta com outra pessoa.

O mais comum é o praticante bater em um saco de areia, um teto-solo (cabo preso ao teto e ao solo com uma bola de borracha no meio, que se movimenta para frente e para trás), um bob (boneco de borracha com peso e textura semelhante ao corpo humano) ou em um punching ball (bola de borracha cheia de ar).

Além de melhorar o condicionamento físico, o boxe fortalece o sistema cardiovascular, as articulações de joelhos e tornozelos, colabora com o equilíbrio, a coordenação motora e a percepção de tempo e espaço. Ele também ajuda a modelar o corpo . "Com o boxe, a pessoa desenvolve ainda agilidade nos braços e pernas, maior concentração e consegue reduzir o nível de estresse", diz o professor Ramon Pietro Bueno*. As aulas são dinâmicas e divertidas

Para conseguir os benefícios desse tipo de exercício é indicado praticar de duas a três vezes por semana . "A tendência é que, depois de dois ou três meses, o aluno consiga notar melhorias em si mesmo, com quatro meses já perceba a diferença ao olhar no espelho e após seis meses a transformação do seu corpo já seja notada pelas outras pessoas", afirma Bueno.

Na aula de uma hora, além dos movimentos característicos do boxe, o aluno faz aquecimento, exercícios com peso para fortalecer a musculatura e pula corda para trabalhar os músculos da panturrilha - essenciais para que o praticante ganhe agilidade nas pernas e consiga desviar com sucesso do oponente.

O boxe praticado em academias de ginástica oferece riscos mínimos , pois não há luta, apenas um contato leve em algumas aulas, simulando um ataque. Nestas ocasiões, o aluno deve usar protetor de boca e somente precisará de protetores especiais e capacete se ele for treinar para competir. Para as aulas semanais, será necessário apenas de uma bandagem para proteger os ligamentos de mãos e pulsos e um par de luvas acolchoadas.

Não se esqueça que antes de fazer a matrícula é preciso passar por um exame médico. Como o gasto calórico nessa atividade é alto , o boxe também é uma alternativa para quem deseja gerenciar o seu peso ideal. Sem esquecer, é claro, que para conseguir alcançar esse objetivo com saúde é fundamental manter uma dieta adequada, indicada por um nutricionista e/ou médico.

* Ramon Pietro Bueno é fisioterapeuta e professor de boxe da Triathon Academia.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário