Novas
Loading...

A corrida no atletismo




http://www.robolaranja.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Hoje-%C3%A9-o-Dia-do-Atletismo-Que-tal-disputar-uma-corrida-3.jpg
O atletismo pode ser praticado por homens, bem como pode também ser praticado por mulheres. Grande parte de suas modalidades são praticadas em quadras fechadas, com exceção, por exemplo, de maratonas, que costumam ser executadas em meios urbanos públicos. Os objetos utilizados variam de acordo com a modalidade em questão. A entidade responsável pela manutenção das regras e pelos eventos de âmbito internacional é a IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo. No Brasil, esse papel é exercido pela CBAt, Confederação Brasileira de Atletismo.

A modalidade de corrida no atletismo pode ser subdidivida em:
  • Corrida de pista: É a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores. Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros.
  • Corrida com obstáculos: Como o próprio nome diz, é uma corrida que apresenta obstáculos a serem ultrapassados ao longo da pista. Normalmente é disputada em estádios e a extensão do percurso pode ser de 100, 110, 400 e até 3000 metros.
  • Corrida de Meio Fundo: Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. A distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.
  • Corrida de Fundo: Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do percurso a ser feito pode variar de 5000 a 10000 metros.
  • Corrida de revezamento: São disputadas por equipes. Cada equipe possui quatro atletas, e cabe a cada um percorrer um quarto do percurso com um bastão e entregá-lo ao parceiro que se encontra ao final de seu trajeto.
  • Maratona: É uma espécie de corrida de longa distância. É realizada em meios públicos, geralmente estradas. Seu percurso têm, em média, 42 quilômetros.

Comente:

Espalhe no Google Plus

Sobre - Educação Físicaa

Professora de Educação Fisica, pós-graduada em Treinamento Desportivo e que tem atuação em Educação Fisica Escolar, Avaliação Fisica e Personal Trainer. Twitter: @educacaofisicaa
Postar um comentário