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Alongamento deve fazer parte da rotina de caminhadas





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 Alongamentos específicos para caminhada

Quem decide caminhar deve tomar alguns cuidados. Além de consultar um médico para avaliar se está tudo bem, manter-se hidratado e proteger-se do sol, é necessário alongar os músculos. O alongamento independe do momento que a gente vai fazer.

Para quem faz da caminhada sua atividade física diária, é importante saber que pelo menos 20% do tempo dedicado à atividade física deve ser usado com alongamentos. Não importa se antes ou depois, à noite ou de manhã. Isso faz com que você ensine seus músculos a distribuir a energia de forma mais uniforme.

Os alongamentos melhoram a plasticidade do grupo muscular antes da caminhada e contribuem para a regeneração depois dela. Os músculos que precisam ser alongados antes não são os mesmos para qualquer pessoa. O mais comum é alongar o músculo adutor do quadril, na parte interna da coxa, e o tensor da fáscia lata, na lateral do quadril. Depois do exercício, todos os músculos usados no exercício podem ser alongados, como panturrilha e quadrícipes.

É importante prestar atenção porque a dor não é sinônimo de que o músculo está sendo alongado corretamente. A pessoa tem que colocar o músculo sob tensão e manter por 60 segundos. Ela deve sentir a tensão, mas não necessariamente sentir dor.

Os alongamentos podem:

  • Maximizar o aprendizado, a prática e o desempenho do atleta em muitos tipos de movimentos especializados;
  • Ampliar o relaxamento físico e mental do atleta;
  • Reduzir o risco de entorse articular ou lesão muscular;
  • Reduzir e evitar problemas de postura e problemas na coluna;
  • Reduzir a irritabilidade e fadiga muscular;
  • Reduzir e evitar problemas de postura e problemas na coluna;
  • Reduzir a tensão muscular;
  • Promover o desenvolvimento da consciência corporal;
  • Aumentar o cumprimento muscular.
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