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Plano de Aula de Basquete







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Duração da atividade: 15 minutos

Faixa Etária: 15 a 50 anos

Conteúdo:

- PASSE DE PEITO: Movimento cujo objetivo é a passagem da bola para um jogador (do mesmo time) que se encontre em melhor posição, de maneira a fazer uma progressão mais rápida e/ou a criação de situações de finalização. É executado geralmente fora da “linha dos três pontos” na ausência de marcadores mais próximos, o movimento começa na altura do peito (segurase a bola com as duas mãos, mantendo os cotovelos junto ao corpo) e segue frontalmente até o alvo, empurrando a bola para a frente, através da extensão simultânea dos braços. Os punhos fazem um movimento de rotação, ficando a palma das mãos viradas para fora, com os polegares apontando para dentro e para baixo.

Disciplinas envolvidas: Basquetebol

Objetivos

Objetivo Geral

• Ensinar aos alunos movimento de passe de peito e suas finalidades.

Objetivos específicos:

• Desenvolver a coordenação motora, ritmo, percepção espacial e resistência cardiorrespiratória dos alunos;

• Aumentar a criticidade do aluno em relação aos movimentos de passe.

Metodologia

O tipo da aula será murmúrio e o estilo será ensino por tarefas.

Recursos

Bolas de basquete;

Avaliação Avaliar a turma na execução dos exercícios apresentados, conforme instrução do professor, e observar se os mesmos estão sendo realizados da maneira correta e num ritmo que permita a inter-relação entre os participantes.

Planejamento Aquecimento: As professoras solicitarão aos alunos, que se posicionem em círculo no meio da quadra. Em seguida, serão realizados movimentos de giro de pescoço (lateral, frontal e giratório), dos ombros (para frente e para trás), braços (para frente e para trás), quadril, tornozelo.

Serão realizados os seguintes alongamentos:

- do braço direito, por meio da flexão do ombro, repetindo o mesmo movimento com o outro braço.

- do tríceps do braço direito, direcionando o braço para o alto, flexionando o ante-braço, auxiliando o movimento com o braço esquerdo. Realizando o mesmo exercício no outro braço.

- das costas, elevando ambos os braços, em seguida, movimentando braços para o lado direito, em seguida, para o esquerdo.

- relaxamento do tronco com flexão do mesmo, alcançando o chão com as mãos. Movimentando-se para o lado direito, de forma que as mãos alcancem os pés e também para o outro lado.

Na sequência, será realizada uma brincadeira visando a elevação da temperatura corporal dos alunos. Na brincadeira (pique-bandeira), os alunos serão divididos em duas equipes, uma de cada lado da quadra, onde cada equipe tem como objetivo roubar a bola (bandeira) da outra equipe e trazê-la para o seu campo, sem que seus integrantes sejam tocados pelos integrantes da outra equipe.

Caso isso ocorra, o atacante ficará colado no lugar até que outro companheiro de time o toque para liberá-lo. Se ele estiver com a bola no momento em que for colado, ela deverá ser levada de volta para a sua zona de origem. Somente os atacantes podem entrar na área da bandeira. As equipes se atacam simultaneamente.

Tempo estimado: 5 minutos

Parte Específica:

Exercício 1: Dividir a turma em grupos de 3 alunos (cada grupo com uma bola) e solicitar que 2 deles se posicionem em uma linha lateral da quadra e o outro aluno, na linha lateral do lado oposto. Um dos alunos que estiver em dupla, inicia o exercício com a bola, executando o passe de peito para o jogador que encontra-se sozinho na lateral oposta da quadra, correndo imediatamente para ocupar o lugar do colega que receberá a bola, e que, por sua vez, a arremessará por meio do passe de peito para o aluno do lado oposto e se deslocará para ocupar o lugar daquele que a receber e assim sucessivamente. Cada aluno que efetuar o passe de peito para o que estiver do outro lado da quadra, se desloca para o lugar do colega, visando rotatividade na execução do exercício.

Tempo estimado: 7 minutos Exercício

2: A turma se alinhará em uma fileira paralelamente voltada para a parede. Será distribuído um número de bolas 1 unidade inferior à quantidade de alunos, de maneira que o último à direita fiquem sem. Assim, ao som do apito, todos de posse de bola executarão passes de peito e se deslocarão para a esquerda pegando a bola do aluno adjacente. O primeiro aluno à direita, uma vez sem posse de bola, se deslocará para o outro extremo da fila.

Tempo estimado: 8 minutos

Volta à calma: Os alunos serão orientados a se posicionar em círculo no meio da quadra e, em seguida, para as seguintes atividades: alongar o braço direito, realizando flexão do ombro, repetindo o mesmo movimento com o outro braço. Alongar tríceps do braço direito, direcionando o braço para o alto, flexionando o ante-braço, auxiliando o movimento com o braço esquerdo. Realizar o mesmo exercício no outro braço.

Alongar as costas elevando ambos os braços, em seguida, movimentar braços para o lado direito, em seguida, para o esquerdo. Relaxar o tronco e realizar a flexão do tronco, alcançando o chão as mãos. Movimentar-se para o lado direito, de forma que as mãos alcancem os pés e também para o outro lado. Voltar à posição ereta com cuidado e girar novamente os ombros.

Tempo estimado: 3 minutos

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Marcos Bezerra de. Basquetebol: iniciação. Rio de Janeiro: Sprint, 1998. COUTINHO, Nilton Ferreira. Basquetebol na escola: da iniciação ao treinamento. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

PAULA, Rui Souza de. Basquete: metodologia do ensino. Rio de Janeiro: Sprint,1994.


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