Header Ads

2 características importantes do treinador na iniciação desportiva






http://www.psicologianoesporte.com.br/wp-content/uploads/2014/04/tecnicos.jpg

O treinador desportivo precisa ter algumas características para obter sucesso em qualquer modalidade. Porém, quando se trabalha na iniciação, principalmente com crianças e adolescente, há duas características que acho fundamental: conhecer aspectos específicos da modalidade esportiva e transmitir valores educativos, morais, sociais e culturais

A expectativa do jovem de aprender a praticar bem o esporte escolhido, melhorar cada vez mais seu desempenho e consequentemente buscar sua auto-realização serão desafios constantes para os treinadores. Para enfrentá-los e obter sucesso o conhecimento é condição primordial, ou seja, o treinador deve saber: detalhes da aprendizagem, descobrir caminhos no processo de desenvolvimento e melhoria das habilidades para a adequação dos desafios e mais, ele precisa promover treinos de alta qualidade, encontrar soluções de problemas e atualizar-se sobre conteúdos do esporte.

A transmissão de valores educativos, morais, sociais e culturais pelo esporte é um valioso instrumento na formação de jovens. Se um determinado atleta infanto-juvenil se tornará um grande profissional ou não, é uma outra questão. O fundamental é que o desempenho esportivo não seja o único objetivo dos treinadores. É possível entender que na busca do sucesso esportivo valores como, respeito, autodisciplina, comprometimento social, honestidade, autoconhecimento e outros podem fazer parte do conteúdo da experiência esportiva.

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.