Header Ads

Descanso após maratona é importante para recuperação


Egídio Gonçalves, 57 anos, empresário, maratonista (3h33), relaxando na Pedra Grande - Cantareira

A maratona do Rio de Janeiro atrai muitos competidores, inclusive por causa da linda vista da cidade. Porém, nos dias seguintes, é preciso ter cuidados especiais para recuperar o corpo. O corpo precisa de uma pausa, e o descanso de uma semana é indicado!
Sei bem que para um corredor dedicado, tendo um dia forçado, ou mais, uma semana de folga completa, é quase tão agradável quanto uma visita ao dentista para um tratamento de canal. A maioria dos corredores tem um medo irracional e pensam que, deixando de fazer algumas corridas, irão diminuir drasticamente a sua aptidão física.
Um dos maiores erros dos maratonistas está em não darem tempo suficiente de recuperação após terminar uma corrida pesada como a maratona - isso sem contabilizar os meses de treinamento que entraram nesse esforço.
Músculos, tendões, ligamentos e quase todos os sistemas corporais fisiológicos são desafiados quando corremos uma maratona. Não importa se você atingiu o seu objetivo ou se esforçou para caminhar ou correr para finalizar os 42km.
A maioria dos treinadores e corredores de elite sugere uma semana de folga depois de uma maratona, podendo fazer trotes leves ou até mesmo caminhadas. Depois de uma semana de folga, o treinamento deve ser muito leve por duas semanas pós-corrida. Pode soar como excesso de cautela, mas a progressão a longo prazo permite que o corpo se recupere e fique totalmente descansado para o treinamento seguinte.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário