Header Ads

Aprendizagem da criança portadora de necessidades especiais






https://queminova.catracalivre.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2014/09/lentesinclusivas1.jpg

A criança portadora de necessidades especiais é semelhante as demais, no sentido de também precisar sentir-se amada, protegida e cuidada no seu desenvolvimento, e de poder usar de todo o seu potencial e conseguir uma adaptação no mundo em que vive, estando sujeita a ser favorecida ou prejudicada pelas condições da realidade na qual está inserida.

Quando falamos de aprendizagem é preciso considerar que todas as crianças necessitam ter a confiança necessária para aprender, e isto é algo que os pais podem influenciar.

Os fundamentos para a afetiva aprendizagem são os mesmos, tanto para a criança portadora de deficiência como para as demais, com a ressalva de algumas diferenças de ênfase e tempo quando as limitações são mais acentuadas.

A aprendizagem envolve vivacidade e confiança, sendo esta última elevada através do encorajamento e elogios dos pais e terapeutas para que ela consiga realizar e ou fazer corretamente, ao invés de constantemente estarmos chamando atenção para as suas imperfeições e dificuldades.

Algumas vezes as suas falhas não são realmente "falhas", mas sim uma fixação de padrões demasiadamente altos. As expectativas acerca do nível de aprendizagem devem ser realísticas, e o que esperamos que ela alcance deve esta relacionado com a gravidade do seu comprometimento físico, emocional, intelectual e social ; é aqui que a ajuda de profissionais da equipe multidisciplinar pode ser útil, na colocação razoável de expectativas e objetivos, auxiliando os pais para que alcancem combinações de uma abordagem com metas realísticas e razoável otimismo, permitindo a criança portadora de deficiência a oportunidade de ser eficiente.

"Não ensine os meninos a aprender pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir melhor a inclinação de suas mentes" (Plantão, "A República", VII)

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.