Header Ads

A prática da musculação no tratamento da osteoporose


O nosso esqueleto possui três funções básicas, são elas: proteção das vísceras e medula óssea, sustentação do corpo, e função metabólica. Nele é encontrado o maior reservatório de íons de cálcio (Ca), fósforo (P) e magnésio (Mg), que são necessários para a homeostasia mineral, ou seja, para o seu equilíbrio mineral. É nos ossos que os músculos se inserem, e funcionam como alavancas para os movimentos. Eles têm em sua constituição básica alguns componentes, como: a água, o fosfato de cálcio, o carbonato de cálcio e o colágeno.

O termo osteoporose significa “ossos porosos”, assim essa doença se constitui na fragilidade dos ossos, tornando-os, portanto, mais suscetíveis a fraturas. Existem vários fatores que contribuem para o surgimento da osteoporose, o sedentarismo é um deles, uma vez que a prática de exercícios físicos ajuda na mineralização do tecido ósseo, consequentemente evitando e retardando a perda de densidade óssea. Afeta, prioritariamente, as mulheres com mais de 50 anos, e é observada sua incidência em mulheres brancas. Dessa forma, podemos notar que o sexo e a raça do indivíduo podem ser fatores que contribuem para o desenvolvimento da osteoporose. Os últimos estudos estimam que aproximadamente 10 milhões de pessoas sofram de osteoporose no Brasil, dado apontado pelo Ministério da Saúde no ano de 2012.

A osteoporose divide-se em quatro estágios, o primeiro inicia-se entre 30 e 40 anos, porém não há nada que indique o início da doença e nem pode ser diagnosticada através de exames. Nesses casos, a melhor indicação é a prevenção, e a pessoa deverá levar em consideração os fatores de risco em que se enquadra, como por exemplo: o histórico familiar da doença, o sedentarismo e o tabagismo. O segundo tem início entre 35 e 55 anos, onde já é possível detectar a patologia em exames como o de raios-X, por meio deles é observado à perda de pelo menos 30% da densidade óssea. No terceiro estágio a detecção da patologia é considerada mais fácil, onde é constatada através da ocorrência de entorses ou fraturas provenientes de pequenas quedas. No quarto e último estágio, é comum a presença de deformidades na estrutura da coluna, onde normalmente surgem às dores crônicas, esse estágio é bem marcado, inclusive, pelo desalinhamento das vértebras da coluna, o que acaba por comprometer a postura do indivíduo.

http://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2015/08/idoso-malhando-620x330.jpg

Essa doença pode ser classificada em dois tipos: a tipo I pós-menopausa, e a tipo II senil. No tipo I ou pós-menopausa, é encontrada em mulheres nos primeiros dez anos pós-menopausa, e é marcada por deformidades fisiológicas devido à diminuição da produção de estrógeno (hormônio feminino). Neste primeiro tipo, ocorre uma perda significativa de massa óssea correspondente a 5 a 10% de perda ao ano. Já o tipo II, denominado de senil, é possível notar a perda natural da estrutura da massa óssea, falta de cálcio e diminuição dos níveis de vitamina D, isso ocorre devido à ausência de atividade física regular, bem como a exposição ao sol e o baixo consumo de vitamina, comprometido por causa de um consumo alimentar inadequado.

Para o tratamento de todo o quadro ora apresentado, temos a musculação, que vem a ser uma boa proposta de treinamento para pessoas com essa patologia, sendo o treinamento de força o mais benéfico, devido as suas características predominantes como: execução dos movimentos de forma segura, de modo a não prejudicar a postura durante o exercício; intervalo de descanso considerável entre os exercícios, e o aumento da densidade óssea, consequentemente melhorando o quadro de osteoporose. Já os exercícios realizados na água, como a natação e a hidroginástica não são tão eficazes no tratamento da osteoporose, pelo fato dessas modalidades não terem impacto, portanto não estimulam a formação ou remodelação óssea, sendo assim, essas atividades devem ser realizadas para outros fins. Para a melhoria da osteoporose é necessária a prática de atividades que sofram a ação da gravidade, de preferência as que têm variedade de movimentos e fortaleçam as musculaturas, que sejam agradáveis e seguras ao praticante. Qualquer que seja a escolha do aluno é fundamental, sempre, que seja realizada com o acompanhamento de um profissional da área.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário