Header Ads

Mamães gestantes devem se exercitar

http://www.pispico.med.br/dra-rita/wp-content/uploads/2010/07/gestante_exercicios_01.jpg 

A prática de exercícios físicos, com a devida orientação de um profissional de Educação Física, e realizada de forma segura, provoca diversos benefícios na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida de um indivíduo, em todas as fases da vida. Mas, durante a gestação, algumas mamães deixam de lado o hábito de se exercitar por falta de apoio ou de programas específicos que as incentivem a continuar com a prática.

As gestantes que se exercitam podem usufruir de inúmeros benefícios, não somente para a saúde delas, mas também para os bebês. Durante a gestação, as mamães sofrem diversas alterações hormonais e posturais. Com os exercícios físicos, elas sentirão mais dispostas e ativas até o momento do parto, além de ajudá-las na recuperação pós-parto

No caso dos exercícios aquáticos, a prática melhora a circulação sanguínea da mãe e ainda ajuda na saúde do filho. As mães que praticam exercícios aquáticos também fazem com que o bebê receba uma quantidade maior de oxigênio e de nutrientes.

As modalidades mais recomendadas para a prática de atividades físicas, durante a gestação, são: hidroginástica, alongamento, ioga e natação. Os benefícios vão desde a manutenção da capacidade aeróbica, a controle de níveis de glicemia.

Como todo aluno, as gestantes também devem tomar cuidado para não exagerar nas atividades físicas. O principal cuidado que elas devem tomar é justamente à intensidade dos exercícios. Após a liberação da obstetra, a mãe deve manter uma atividade física moderada, sem impacto e sem riscos de queda, além de evitar a sobrecarga da coluna vertebral, causando frouxidão dos ligamentos e aumentando os riscos de lesões.

Portanto, mamães, exercitem-se, sempre prestando atenção no seu limite.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário