Header Ads

Atividades intensas podem queimar calorias de forma rápida

Felipe Carvalho acredita que a atividade intensa faz bem não só ao corpo mas também à mente  (marcos vieira/em/d.a press)

Durante muitos anos, a musculação era a principal opção de quem queria entrar em forma. O grande problema, de acordo com quem já praticou a modalidade, é que, com o tempo, a série de exercícios vai perdendo a graça para quem precisa de motivação para se exercitar. E aí chegam as velhas desculpas para não malhar e sumir de vez das academias. Por isso, as atividades intensas que fazem suar, e muito, começam a ganhar cada vez mais adeptos. Por um lado, especialistas comemoram esse tipo de exercício, pois tendem a atrair mais público por mais tempo. Porém, ressaltam que a alta intensidade das atividades pode trazer danos e pedem cautela para quem pretende entrar nessa tropa.

Uma das mais conhecidas modalidades que exigem muito do praticante é o crossFit,. Considerada um esporte, a atividade tem a vantagem de trazer, todos os dias, um treino diferente.  É um treinamento que tem o espírito militar enraizado, já que foi baseado na preparação física de agentes das forças especiais americanas, marinheiros e SWAT.  O auge do treinamento é a chamada missão do dia, na qual o aluno tem um desafio a cumprir. Geralmente, em academia, o objetivo é condicionamento físico, agilidade e força. Não estamos focados na estética, tanto é que não há espelhos nas salas de treinamento.

Ninguém no inicio no crossfit pega no “pesado’. Os limites de cada um õ respeitados e as dificuldades são aumentadas. Em atividades de intensidade alta colocamos nossos corpos mais próximos de riscos, como lesões musculares, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e arritmias. Por isso, é de extrema importância uma avaliação médica antes da prática. Não se faz um ‘Pede pra sair’ da noite para o dia. É preciso, primeiro, começar aos poucos até ir se acostumando.

Outras atividades que estão sendo bem requisitadas em academias são lutas como MMA, boxe e muay thai ajudam a queimar calorias e são treinos puxados. O boxe, por exemplo, é considerado um treinamento mais completo. Nas primeiras aulas o aluno sente um pouco. Mas depois se acostuma.

Considerado um esporte, a luta fortalece o corpo e tem uma alta queima calórica. A atividade aumenta a resistência e a capacidade cardiovascular, além de melhorar a flexibilidade e a coordenação motora. Quem pode fazer: qualquer pessoa. Porém, grávidas antes dos quatro meses não podem praticar a modalidade — e, depois disso, só com autorização do médico e seguindo um treino específico. Quem sofre de pressão alta também deve consultar um especialista e tomar cuidados especiais.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário