Header Ads

Como potencializar os efeitos do HIIT



O treino HIIT é bem prático: é possível fazer os exercícios em casa e com pouco espaço. Você só precisa de um cronômetro e algum condicionamento físico. Nos primeiros dias, tente cumprir todo o circuito de maneira mais leve, no seu ritmo, para não correr o risco de se machucar ou forçar demais os músculos. Com alguns dias de treino, você sentirá a diferença e poderá evoluir na intensidade dos exercícios, à medida que seu corpo se acostuma com o esforço.

O HIIT pode ser utilizado em diversos tipos de aula, tanto para quem está começando um programa de condicionamento físico, como para quem já treina há bastante tempo.  Mas a atividade exige um grande esforço dos músculos e do sistema cardiovascular, por isso é preciso passar por avaliação médica antes, e acompanhamento de um profissional de educação física para orientar e planejar o treino.

A lista de benefícios do HIIT é extremamente vasta, não só para atletas, mas para sedentários, gestantes, grupos especiais e pessoas com lesões articulares. Mas é preciso muito cuidado para não sair fazendo sem a orientação de um profissional de educação física, que é o único habilitado para prescrever esse treino.

Para se chegar ao resultado, a chave é chegar ao esforço físico exaustivo. Durante os intervalos de atividade, você deve ter como objetivo exercitar entre 80% e 95% da sua frequência cardíaca máxima — em uma escala de um a dez, seria um oito ou nove. No treino intervalado de alta intensidade, a ideia é obter mais resultados em muito menos tempo. O treino HIIT eficaz exige menos de 30 minutos e, se você fizer tudo certo, deverá se sentir totalmente sem gás ao final. Ao treinar duro, certifique-se de praticar os movimentos da maneira correta. Vá com calma no início para ir aprendendo os movimentos corretamente.

A prática dessa modalidade é indicada para até 3 vezes na semana. Extrapolar esse limite pode expor as articulações a lesões. Além disso, como se trabalha no esforço máximo do corpo, exceder a capacidade do sistema nervoso central pode comprometer o sistema imunológico. É importante antes de começar um trabalho no HIIT passar por um teste de esforço máximo com monitoração cardíaca.

O HIIT pode ser adotado, desde que sejam respeitados seus critérios e, principalmente, o programa seja ajustado individualmente em termos de intensidade, tipos de exercício e sob supervisão de profissional capacitado.

A vantagem do HIIT é que você pode executar qualquer exercício com ou sem equipamento e obter um resultado incrível. Cada intervalo de exercício consiste em movimentos pliométricos explosivos, buscando chegar à exaustão muscular, aproveitando o tempo ao máximo. Movimentos como agachamentos com salto, burpees, mountain climbers e polichinelo são apenas alguns exemplos de movimentos de alta intensidade que farão seu coração trabalhar.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário