Header Ads

BNCC na Educação Física: Lutas






Estando na BNCC e nos antigos PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) as lutas devem ser inseridas nas aulas de educação física escolar. Elas devem ser inseridas nas aulas de forma lúdica, prazerosa, respeitando sempre a individualidade de cada aluno prezando sempre pelo ensino além do gesto técnico, visando o ensino de valores, respeito e ética.

Lutas na Educação Física Escolar no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental

A BNCC não sugere nenhuma prática corporal de Luta para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Porém, o professor pode aplicá-las, se necessário achar conveniente.

Lutas na Educação Física do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental

Objetos do Conhecimento

Lutas do contexto comunitário e regional
Lutas de matriz indígena e africana

Habilidade de Lutas do 3º ao 5º anos

Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.
Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.
Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.

Conteúdos de Lutas para 3º ao 5º anos - Capoeira, Luta Marajoara, Huka-huka, Cabo de guerra, Arco e flecha, Xikunahity (Futebol de cabeça), Rõkrã.

Lutas na Educação Física no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

Objetos do Conhecimento

Lutas do Brasil

Habilidade de Lutas no 6º e 7º anos

Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente.
Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil.
Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

Conteúdos de Lutas no 6º e 7º anos - Capoeira, Luta Marajoara, Jiu-jitsu brasileiro, Caratê Machida, Maculelê, Tarracá, Vale Tudo, Aipenkuit, Esgrima Crioula, Huka-huka, Idjassú.

Lutas na Educação Física no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Objetos do Conhecimento

Lutas do mundo

Habilidade de Lutas no 8º e 9º anos

Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.
Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem.

Conteúdos de Lutas no 8º e 9º anos - Judô, Caratê, Boxe, Muay Thai, Luta Olímpica, Sambo, Kung-fu, Kickboxing, Aikido e Taekwondo.

Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário