Header Ads

Caminhar pode prevenir dores nas costas

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
O envelhecimento e especialmente a má postura são os fatores principais que resultam nas incômodas dores nas costas. Esta, que é uma das queixas mais comuns entre homens e mulheres de qualquer faixa etária, pode ser prevenida com uma atitude simples: caminhar 30 minutos por dia, pelo menos três vezes na semana.
Sem restrição de idade e sem custos a caminhada pode ser praticada diariamente. O exercício pode ser praticado em qualquer momento do dia. Entre os benefícios estão a melhora da circulação sanguínea e o combate à osteoporose.
A atividade também ajuda a combater dores nos joelhos e pernas, a fortalecer os músculos abdominais e das costas que sustentam a região cervical e previnem as lesões na região. O exercício também aumenta a flexibilidade e a mobilidade das articulações, melhora a capacidade de coordenar os movimentos do corpo e por consequência melhora a postura.
É importante a prática correta da caminhada, embora não exija habilidades específicas. Para evitar dores na região lombar, o ideal é um alongamento de pelo menos 15 minutos. Este procedimento reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular e impede problemas na coluna. Montenegro alerta ainda sobre evitar passadas longas e pisadas muito fortes, o que aumenta o risco de quedas e torções.  

Conheça outras dicas para caminhar corretamente:
Para não lesionar a coluna evite caminhar com pesos nas pernas.
Opte por usar tênis, que ajudam a amortecer o impacto da pisada no chão.
Mova os quadris de forma natural. O movimento lateral, como se estivesse rebolando, pode ocasionar dores nas costas.
Comece com caminhadas de 30 minutos em terrenos planos, três vezes por semana.
Hidratar-se evita o aparecimento de câimbras durante o exercício.
Antes da caminhada faça refeições leves. Uma boa alternativa é comer frutas, fibras ou derivados do leite, que ajudam a prevenir tonturas. Evite caminhar em jejum.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário