Header Ads

Uso da periodização no Spinning


https://redemovimentar.com.br/sistema/imgpost/2dceebd1fa3687753bc3c97284a95875.jpg

O Spinning é uma modalidade de ginástica em grupo que simula um treinamento de ciclismo, com o uso de bicicletas estacionárias, música e frequência cardíaca como ferramentas.

Dentre os benefícios do Spinning, a alta perda calórica é um deles. É possível queimar de 400 a 800 calorias, dependendo das características do praticante (sexo, idade, peso e condição física) e da intensidade da aula. Como é uma atividade intensa, promove a melhora a capacidade cardiovascular, melhoram o tônus das pernas e glúteos e traz diversão, especialmente devido à escolha das músicas.

Embora não seja comum em academias, algumas pessoas utilizam a periodização nos exercícios de Spinning.

Periodização é a programação das aulas. A periodização se divide em Macrociclo que é a visão do treinamento anual. Mesociclo relacionando a mês ou meses e Microciclo que são os treinos de alguns dias ou semana. Por exemplo, há sessões de "montanha", em que os alunos devem fazer bastante força para trabalhar os músculos das pernas; outras que priorizam a perda de gordura; e treinos intervalados, que são feitos para os alunos ganharem fôlego e melhorarem o condicionamento físico.

Veja 5 dicas para uma boa periodização no Spinning:

1. Aumento gradativo do tempo total de atividade em intensidade moderada sem ultrapassar a zona alvo, medida pelos batimentos cardíacos.

2. Treinos Intervalados podem ser usados com aumento gradativo da capacidade aeróbia e numa segunda fase a força.

3. É bom utilizar outras atividades (ginástica localizada ou musculação) dos grupos musculares mais utilizados e os não trabalhados tais como os do tronco e membros superiores.

4. Nas atividades extras, é legal prestar atenção nos grupos musculares que apresentem desequilíbrio de força em relação à lateralidade e os antagonistas. Problemas de joelho, por exemplo, podem ter origem em desequilíbrio de força nos músculos da coxa, vastos medial e lateral. Os posteriores de coxa se estiverem muito encurtados podem não permitir um bom desempenho na pedalada. Os adeptos do pedal ainda podem não se sentirem à vontade se algum dos grupos musculares que protegem a coluna lombar também estiverem fracos.

5. As aulas de alongamento são sempre muito bem vindas principalmente no período básico melhorando a flexibilidade e a capacidade de suportar as possíveis dores musculares tardia.

Se há alunos constantes nessa modalidade, vale a pena investir numa periodização. O ganho de condicionamento é constante e o spinning é uma ótima ferramenta para esse objetivo.

Boa sorte!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário