Header Ads

Treinamento Funcional na areia é uma boa pedida no verão


http://natelinha.uol.com.br/natelinha/js/ckfinder/userfiles/images/treinos-.jpg

Para as pessoas que não são fãs de academia mas querem fazer exercício físico, no verão há uma ótima opção:  os treinamentos funcionais que acontecem na praia. Os chamados circuitos funcionam de forma balanceada, ao ar livre e têm como um dos principais objetivos desenvolver o equilíbrio do corpo.


Diferente das academias, onde os exercícios são tradicionais e buscam a modelagem do corpo, os treinos se baseiam em movimentos naturais do ser humano, como como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar, para resgatar as mobilidades funcionais do dia a dia. Com a prática dos exercícios, a  pessoa ganha equilíbrio, força, condicionamento, resistência e flexibilidade,

Os movimentos também trabalham o sistema cardio respiratório, melhorando a resistência do pulmão. Além disso, os exercícios provocam o aumento na musculatura inferior e a redução do percentual de gordura, dando maior mobilidade e agilidade. Por ser feito na praia, onde o terreno é irregular (areia), os exercícios exigem esforço para se locomover, o que provoca gasto calórico e propriocepção.

Em relação à areia, há dois tipos de terreno: areia fofa e areia dura. Correr na areia dura é muito parecido com correr no asfalto, mas há o agravante de que a maioria dos lugares onde a areia é dura o terreno é muito inclinado, prejudicando a coluna vertebral do atleta. Já na areia fofa há menor impacto articular e maior desequilíbrio. Essa instabilidade do terreno, para quem não é forte o suficiente (ausência dos treinos na musculação), pode desencadear problemas crônicos como lombalgia (dor na região lombar, região mais baixa da coluna perto da bacia). Ao realizar o treinamento físico no asfalto ou em uma quadra, a possibilidade de existirem torções nas articulações é reduzida, pois o terreno é regular, porém o impacto nas articulações é maior, podendo provocar outros tipos de lesões nas articulações dos joelhos e tornozelos.

Geralmente, os treinos tem atividades individuais, em duplas ou trios, tudo planejado para que ninguém fique parado.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário