Header Ads

Educação Física no ambiente Escolar


http://escolafazdeconta.com.br/wp-content/uploads/2012/02/educacao-fisica-escola-faz-de-conta-aula-especial.jpg

A educação física dentro do ambiente escolar tornou-se obrigatória após se tornar componente curricular obrigatório, pois vem a todo instante provar sua fundamental importância quando se trata de desenvolvimento, crescimento e formação do cidadão em sua totalidade, podendo nos nortear através de diversas concepções e abordagens que vem auxiliar na elaboração dos conteúdos e das aulas a serem ministradas a fim de solucionar os problemas apresentados dentre do âmbito escolar.

Acredita-se ainda hoje, que as aulas de Educação Física Escolar são apenas um momento de lazer e desconcentração nas escolas. E, por isso, não se dá a devida importância a essa que é uma disciplina essencial no currículo escolar, já que é responsável pelo desenvolvimento motor das crianças. Além disso, o exercício físico ainda é capaz de combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Deve, portanto, ser praticado sempre na escola e em casa.

A educação física escolar, utilizando a tendência pedagógica dos PCN's, deverá desenvolver aulas com conteúdos lúdicos, jogos, dança, e lutas utilizando elementos da cultura corporal de movimento como estímulos para a adoção de atitudes de respeito mútuo, participação e interação, de forma a trabalhar com o conteúdo jogos e esporte durante as aulas, dando ênfase aos jogos cooperativos, as brincadeiras e ao esporte participativo abordando sua dimensão conceitual, procedimental e atitudinal, a fim de que os mesmos possam contribuir integralmente na formação dos alunos.

O desenvolvimento motor é parte de todo o comportamento humano. O desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento afetivo e o desenvolvimento motor estão relacionados. Portanto, devem-se trabalhar todos os aspectos em geral com o aluno, a fim de se estabelecer e proporcionar em sua totalidade a contemplação total de resultados através das aulas de educação física.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário