Header Ads

Saiba mais sobre a Vitamina D

http://querosaude.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Vitamina-D.jpg

A vitamina D é muito importante principalmente para gestantes, crianças e mães que amamentam, por favorecer a absorção do cálcio nos ossos e dentes.  Há outras funções desta vitamina como: função muscular, cardíaca e esquelética. A vitamina D também é apontada como  capaz de prevenir o desenvolvimento de doenças auto-imunes como o diabetes mellitus tipo 1. Entretanto a função de maior destaque está relacionado ao metabolismo e homeostase (equilíbrio) do cálcio.

Entenda mais a relação da absorção do cálcio com a vitamina D:

No intestino, a vitamina D ativa (calcitrol) induz a síntese de proteínas responsáveis pela absorção intestinal do cálcio. Há outros hormônios também capazes de fazer essa absorção como hormônio do crescimento, o estrogênio e progesterona.

Em mulheres que entram na menopausa, onde há redução da produção da progesterona, é necessário ter cuidado com a osteoporose causada principalmente pela redução da captação intestinal do cálcio. A vitamina D apresenta importância fundamental para prevenção e melhora do quadro da osteoporose.

Nas crianças e jovens durante a  fase de crescimento a vitamina D também exerce função importante no desenvolvimento dos ossos e dentes, principalmente na calcificação destes. A deficiência da vitamina D  nesta fase leva ao raquitismo que é enfraquecimento da estrutura óssea.  Na gestação esta vitamina está associada a melhora do sistema imune, além de melhorar a absorção intestinal materna de cálcio e oferecer em maiores quantidade ao feto.

As principais fontes alimentares de origem animal da vitamina D são: peixes como salmão, sardinha, bacalhau, arenque; ovo, fígado, leite e derivados (queijo, iogurte, requeijão). Há também as fontes de origem vegetal: que são as leveduras e cogumelos comestíveis.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário