Header Ads

Concussão cerebral em atletas

http://hypescience.com/wp-content/uploads/2010/08/dordecabeca.jpg

Estamos em um momento único da vida esportiva brasileira, sediando uma copa do mundo de futebol. Independente de questões políticas, o futebol e diversos outros esportes envolvem questões de risco inerentes às suas atividades. Uma delas: a concussão cerebral.

Concussão cerebral é um tipo de trauma crânio-encefálico comum em atletas e se caracteriza por uma perda transitória da consciência, ou seja, o atleta literalmente fica desacordados por alguns segundos. Na maioria absoluta dos casos a recuperação é completa, ficando apenas um certo "esquecimento" para eventos recentes que antecederam o trauma.

Em geral o mecanismo da concussão tem relação com a caixa craniana, inelástica, e as forças de aceleração e desaceleração que movem o cérebro sobre o tronco encefálico para um sentido, quando ele então bate no osso e volta no sentido contrario. Claro que isto ocorre em um espaço de milímetros, o suficiente para provocar a perda de consciência.

Talvez o esporte onde a concussão cerebral seja um estudo quase obsessivo por parte de todos os envolvidos seja o Hóquei sobre o gelo. Entretanto, por motivos óbvios, este é um esporte que não vingou ou vingará em nosso país. A copa do mundo de futebol, entretanto, mostra diversas situações de lances onde um jogador bate a cabeça com o outro e, às vezes, alguém acaba sofrendo uma concussão.

Como a maioria das concussões se resolve sozinha, normalmente o tratamento é conservador, sendo necessário uma avaliação médica com brevidade e um período de observação. Esta avaliação médica, por sua vez, deve obrigatoriamente incluir um exame neurológico sumário. Nos casos em que a recuperação da consciência não ocorre ou existem outros sinais de alarme, o atleta deve ser encaminhado por ambulância para hospital onde fará exames mais detalhados.

Aproveitando a experiência e a série enorme de pesquisas sobre concussão no Hóquei, acredita-se que um dos problemas a longo prazo de concussões cerebrais de repetição seja o desencadeamento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Isto, entretanto, ainda carece de mais estudos.

Seja no Hóquei, seja no futebol, trauma crânio encefálico é algo que deve ser visto com muito cuidado, motivo pelo qual devemos sempre exigir a presença de médicos e ambulância(s) em eventos esportivos em nosso país.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário