Header Ads

Genética e o desempenho nos esportes

http://eniacguarulhos.files.wordpress.com/2013/10/futebol.jpg

Excelente desempenho em esportes e atividades físicas é o resultado de muitos fatores que interagem e podem ser classificados em fatores ambientais e genéticos. Os fatores ambientais incluem a formação e preparação, alimentação, equipamentos, condições meteorológicas e muitos outros. Os fatores genéticos também contribuem para o desempenho no esporte. A variação genética contribui para diferenças individuais nas características psicológicas, comportamentais, morfológicas e fisiológicas. Por outro lado, a variação genética também influencia a forma como os indivíduos respondem ao treinamento.

O efeito do componente genético no desempenho atlético está sendo estudado em várias perspectivas. Quantitativas estudos genéticos estão focados na importância relativa dos fatores genéticos em características que são cruciais para o desempenho atlético excepcional. Estes costumam fornecer estimativas e informações sobre os padrões de hereditariedade da transmissão genética através das gerações. Por exemplo, estudos de herdabilidade têm mostrado que os fatores genéticos contribuem com 20 a 50% da variação entre indivíduos de uma série de características relacionadas ao desempenho dos esportes. Os estudos de expressão gênica analisou o perfil de expressão de um grande número de genes em certos tecidos (normalmente no músculo esquelético de humanos) em relação ao desempenho atlético ou em resposta a um programa de treinamento físico. Outra linha de investigação centra-se na variação da seqüência do DNA de genes acreditados para jogar um papel importante no desempenho atlético. Tem sido demonstrado que as variantes de seqüência de DNA estão associadas com as características que afetam o desempenho atlético. Por exemplo, as variantes do DNA em genes específicos estão relacionados às diferenças individuais em traços importantes para o desempenho atlético, como o consumo máximo de oxigênio (VO2max), força muscular, o débito cardíaco, pressão arterial durante o exercício, e outros. Embora esses estudos estão em sua infância e muito trabalho antes de obter um completo entendimento dos vários genes que são a base das características que influenciam o desempenho atlético, os avanços tecnológicos estão a melhorar a capacidade dos pesquisadores para identificar fatores genéticos relacionados desempenho atlético.

Você pode prever com segurança que os genes específicos e suas variantes seqüência de DNA que influência o esporte será eventualmente identificados executória. É claro que os produtos de diagnóstico de doenças genéticas estão disponíveis para pessoas físicas (por exemplo, crianças, atletas, treinadores, pais) para aprender mais sobre o seu potencial para o desempenho atlético. Na verdade, alguns destes kits comerciais já estão no mercado, apesar da incerteza do mérito científico ea importância de genes e variantes de seqüência de DNA estão sendo estudadas. No entanto, a seleção genética provavelmente terá consequências positivas e negativas para a comunidade do esporte. Atletas e treinadores podem usar a informação genética para identificar um dia as técnicas de treinamento para otimizar o desempenho atlético. Mas também é possível que os pais treinadores e até mesmo fazer mau uso de informações genéticas de discriminar aqueles com o perfil genético "errado" ou a força específica atividades esportivas, sem o consentimento dos atletas só porque eles parecem ter o perfil genético " correto. " Nesse sentido, a Organização Mundial Anti-Doping Agency (WADA) recomendou à comunidade desportiva que se abstenha de usar a tecnologia de rastreio genético para detectar talentos no esporte.

Uma das principais preocupações é o uso indevido da tecnologia genética ilícita para melhorar o desempenho atlético. A terapia genética (ou transferência de genes) é a prestação de seqüência de DNA terapêutico ao indivíduo a fim de aliviar ou curar os sintomas de uma doença associada com uma mutação genética. A terapia gênica também tem sido fornecidas para melhorar o desempenho atlético. Neste caso, um medicamento de terapia genética seria fornecida a um atleta, a fim de melhorar o desempenho no esporte. Tal uso de terapia genética para melhorar o desempenho atlético é chamado de "doping genético". o doping genético tem sido sugerido por uma série de determinantes do desempenho esportivo, incluindo a força muscular, o VO2max, a capacidade metabólica do músculo esquelético, entre outros. Mas não é só ser perigoso usar terapia genética para melhorar o desempenho atlético, uma vez que esta tecnologia tem provado ser medicamente seguras para o tratamento de doenças comuns relativamente, mas não seria ético. Neste sentido, o doping genético da WADA incluiu na sua lista de métodos proibidos e pediu a proibição do uso de terapia genética para melhorar o desempenho atlético. Por outro lado, a terapia gênica pode ser usada no futuro como um meio para o tratamento de lesões, o que pode exigir-reavaliação da proibição da AMA para o uso da terapia genética no desporto.

REFERÊNCIAS:

C Bouchard, Malina RM, Perusse L. Genética de Fitness e Performance Física, Motricidade Humana, Champaign, IL, 1997.

Haisman H. J, Hon O. Gene doping. J. Int Sports Med 27: 257-266, 2006.

Rankin T, MS Bray, Hagberg JM, L Pérusse, SM Roth, B Wolfarth, Bouchard C. O mapa genético humano para o desempenho e adequação fenótipos relacionados à saúde: a actualização de 2005. Med Sci Sports Exerc. 38: 1863-1888, 2006.

Mundial Anti-Doping Agency. O anti-doping código do mundo. A lista de 2007 Proibido. Norma internacional. 01/01/2007. Montreal: AMA, 2007.

Fonte


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário