Header Ads

Benefícios da prática de Basquete


http://www.objetivo-limeira.com.br/8%C2%BAano1_projeto/BrunnoKuhl/13622basquete.jpg

O basquete é um esporte muito praticado em quadras e todo o país. E, claro,  traz benefícios para a nossa saúde. Por ser um exercício dinâmico e geralmente jogado durante vários minutos, pode ser considerado predominantemente aeróbio, ou seja, ótimo para o nosso coração, pois o mantém forte e saudável. Também é muito bom para ajudar na manutenção do peso corporal e até a emagrecer.

Em momentos específicos, o basquete é um exercício anaeróbio, devido à grande quantidade de arrancadas e sprints, como nos momentos de contra ataques rápidos, o que proporciona uma grande potência, principalmente para os músculos dos membros inferiores.

O basquete é completo se for pensar em musculatura porque ela é bem movimentada durante o jogo. Uns músculos mais que outros, e também com intensidades diferentes, dependendo da situação do jogo. Alguns exemplos: a musculatura das pernas é muito exigida durante as corridas de deslocamento e saltos, como o utilizado na bandeja. Braços são muito usados durante os kicks (enquanto o atleta tem a posse de bola), passes e arremessos. Os músculos do abdômen fazem bastante força para auxiliar na respiração forçada que acontece ao longo do jogo. A musculatura dos ombros está sempre ativada quando um jogador está com os braços levantados durante uma posição de defesa.

Outro benefício que este esporte traz para quem o pratica é o convívio com os amigos, a satisfação e a alegria que isso traz, coisas que sempre vêm acompanhadas de muitas risadas, o que é ótimo para o corpo também.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário