Header Ads

Benefícios e atividades para Natação Infantil




Conhecida por ser um esporte completo, a natação contribui para a saúde de crianças e adultos quando orientada da forma correta. Para comentar seus benefícios e sanar as dúvidas de pais que estão pensando em matricular seus filhos na atividade, convidamos a pediatra Dra. Euzenir Maia, coordenadora da pediatria e UTI pediátrica do Hospital Regional Unimed.

5 benefícios da natação infantil

1. Estimula o desenvolvimento psicomotor

A natação infantil auxilia na melhora da capacidade física e das habilidades da criança, contribuindo para a evolução do equilíbrio, da coordenação dos membros superiores e inferiores e da agilidade. O aperfeiçoamento da coordenação motora permite que a criança se movimente de forma mais controlada e exercite sua força de forma saudável.

2. Previne e combate a obesidade

A natação infantil oferece uma atividade lúdica, física e divertida para as crianças, trabalhando várias partes do corpo sem riscos de grandes impactos e sem que as articulações sejam lesadas. Inclusive, crianças em estágio de obesidade se adaptam bem ao esporte, pois é mais leve em comparação à exercícios como corrida e vôlei.

3. Fortalece a capacidade cardiorrespiratória

A prática da natação ensina à criança exercícios que ajudam no controle da respiração para que assim possam nadar. Estes exercícios fortalecem o diafragma e a capacidade cardiorrespiratória que influencia na oxigenação do corpo, além de aumentar a resistência imunológica do organismo.

4. Previne acidentes

Nadar é uma das habilidades infantis que mais pode vir a calhar. Sabe aqueles feriados em que a família vai curtir uma praia ou piscina? Se a criança souber nadar, a segurança do passeio e a possível prevenção de uma situação adversa é intensificada.

Mas, cuidado, saber nadar não é garantia de segurança, é uma prevenção. É importante haver a supervisão de um adulto durante as brincadeiras das crianças em qualquer local.

5. Ajuda na socialização

A prática de esportes facilita a socialização das crianças, pois incentiva a vivência em grupo e a criação de novos vínculos de amizade com mais facilidade.

Uma vez sabendo os benefícios da Natação para as crianças, deixo abaixo 10 atividades que podem ser utilizadas:

1. Passa a bola

Para essa brincadeira, é interessante ter um grupo grande de crianças, já que elas se dividirão em dois times. Cada equipe deve ficar em fila e segurar a própria bola. O primeiro jogador passará a bola, por entre as pernas, para o de trás. Ao receber o objeto, ele o passará para o terceiro, mas por cima da cabeça, revezando o movimento.

As equipes alternarão a sequência até chegar ao último, que nadará até o começo da fila e voltará a passar a bola. O jogo se repete até que o primeiro jogador volte a ocupar a posição original. Vence o time que terminar primeiro.

Com essa atividade, as crianças treinarão o trabalho em equipe, a coordenação motora, o nado e a concentração.

2. Marco Polo

Essa é uma das brincadeiras de piscina mais tradicionais. É preciso escolher ou tirar na sorte quem será o "caçador", que terá os olhos vendados e deverá ir atrás dos outros jogadores. Para saber onde procurar, ele gritará "Marco", e os outros devem responder "Polo". Vira o "caçador" aquele que for pego primeiro. No jogo, as crianças treinarão a agilidade na água, o nado e o equilíbrio.

3. Caça ao tesouro

Junte diversos objetos seguros e que afundem na água. Jogue-os na piscina e conte determinado tempo. As crianças deverão mergulhar para reunir os objetos um de cada vez e colocá-los dentro de um balde ou na borda da piscina. Ao final do tempo, quem juntar mais tesouros vence.

Uma variação dessa brincadeira é utilizar apenas um objeto que se camufle ao fundo da piscina. Quem conseguir encontrar o tesouro ganha a brincadeira, mas os jogadores não podem ver onde o objeto foi lançado. Aqui, as crianças treinarão a respiração, o fôlego, o mergulho e o nado.

4. Esponjas molhadas

Para fazer essa brincadeira de piscina, são necessárias duas esponjas e duas bacias ou baldes. É possível jogar com times ou individualmente. A criança deverá nadar de uma extremidade da piscina até a outra, onde foi colocada a bacia. Então, deve torcer a água da esponja. Ela volta ao começo e retorna até encher o balde.

Em uma variação da brincadeira, utilize um balde em cada ponta para cada criança e, ao final de determinado tempo, quem juntar mais água terá vencido. Coloque uma marcação com fita colorida na bacia para que o nível de água atingido fique mais visível. A respiração, o nado, a força muscular e a resistência são estimulados com a atividade.

5. Travessia maluca

A travessia maluca é uma brincadeira de piscina que exige muito fôlego da garotada. Para jogar, reúna os jogadores e determine um percurso que deverá ser completado por eles. Esse trajeto pode ser atravessar a piscina nadando em estilos variados, dar voltas nela, pegar um objeto no fundo, entre outras tarefas. Quem cumprir todas as etapas em menos tempo ganha a competição.

O desafio é uma espécie de gincana na água. Com ele, as crianças treinarão o nado, a respiração, a agilidade, a memória e a concentração.

6. Caça aos números

Essa brincadeira é excelente para ajudar os pequenos a aprender matemática. Você só vai precisar de alguns números em EVA, que podem ser comprados ou feitos em casa.

Os itens serão jogados na piscina e as crianças ficarão dentro dela também. Então, é proposta uma operação matemática simples (multiplicação, divisão, adição ou subtração). Quem trouxer primeiro os números que formam a resposta certa marca ponto.

A brincadeira pode ser feita em duplas para facilitar a resolução da continha e também da busca pelos números. Com o jogo, as crianças treinarão o raciocínio lógico, a agilidade e o nado.

7. Passa no túnel

Essa brincadeira funcionada como um pega-pega na água e, para ser mais divertida, precisará de um grupo maior. Funciona assim: quem for tocado pelo caçador, deverá ficar parado e manter as pernas afastadas. Para voltar a participar da brincadeira, um dos outros jogadores precisará mergulhar e passar por debaixo dele, entre suas pernas.

Vale ressaltar que o jogo pode não ter fim. Então, estipule algumas regras, como a definição de um tempo para ser caçador ou a troca de caçadores quando alguém for pego determinado número de vezes. Enquanto jogam, as crianças treinarão a agilidade, o mergulho, o nado e a respiração.

8. Corrida com boias

Essa é uma brincadeira simples e muito divertida que todos vão adorar. Podem participar quantas crianças couberem na extremidade da piscina. Cada uma deverá ter a sua boia, daquelas grandes, e precisará remar com as mãos para chegar à outra extremidade. Quem chegar primeiro vence. Técnicas de agilidade serão incentivadas.

Powered by Rock Convert

9. Moedas

Essa é uma mistura de caça ao tesouro e caça aos números. Você precisará de algumas moedas de valores variados, que serão jogadas no fundo da piscina.

Ao ser dada a largada, as crianças deverão mergulhar e recolher as moedas em alguns segundos — esse tempo deverá ser decidido juntamente aos jogadores. Quando o período terminar, todos deverão voltar à superfície, sendo feita a contagem do valor recolhido. Quem tiver mais dinheiro vence. Os pequenos treinarão a respiração, o mergulho, o raciocínio lógico e a agilidade.

10. Quem se veste mais rápido?

Essa é uma daquelas brincadeiras de piscina que rendem muitas risadas e os adultos também adoram. O número de competidores não importa.

Camisetas para todos os jogadores deverão ser jogadas na piscina. Quando for dado o sinal, quem conseguir vestir primeiro a peça encharcada vence. Não vale torcer a roupa, tem que ser molhada mesmo!

Uma variação é formar dois times e dividir os jogadores em cada extremidade. O primeiro veste a camisa e nada até o outro lado. Lá, ele tira a camisa e passa para o companheiro, que deverá vestir e nadar para a extremidade oposta. Vence o time que terminar primeiro a travessia de todos os jogadores. Nesse jogo, as crianças treinarão o nado, a agilidade e o trabalho em equipe.

Para finalizar esse post, vou te indicar 2 cursos para quem trabalha com NATAÇÃO INFANTIL e quer diversidade em jogos e atividades cantadas. Você precisa conhecer o curso EAD - Natação Infantil - Criando e Brincando e o curso EAD - Natação Infantil - Jogos Lúdicos Direcionados. São excelentes!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário