Header Ads

A hidratação na atividade física

atividade-fisica

 Durante a atividade física a hidratação é muito importante. A sede não é suficiente para sinalizar a necessidade de ingerir líquidos para repor as perdas — afinal de contas ela é um sinal tardio. Ou seja, quando você sente sede saiba que você já esta desidratado.

Quando estamos desidratados há uma diminuição do volume plasmático, aumento da concentração do sódio no plasma, o indivíduo passa a suar menos e isso dificulta o controle da temperatura, que aumenta durante a atividade física. O controle da temperatura volta a ser feito normalmente quando o indivíduo ingere de 60-70% da água perdida pelo suor durante o exercício. Com a desidratação, ocorre perda de performance e rendimento e, em casos graves, pode ocorrer disritmia cardíaca e até mesmo parada cardíaca.

Agora que você já sabe dos prejuízos da desidratação surgem as dúvidas: mas o que devo tomar? Qual quantidade? A que temperatura? A sede como marcador da quantidade de água a ser ingerida não é suficiente, mas também a ingestão em excesso durante o exercício não é legal, podendo trazer desconforto e risco.

Estudos sugerem que o indivíduo deve ingerir em torno de 500ml de líquidos nas duas horas que antecedem o exercício para dar tempo de hidratar adequadamente e eliminar o excesso ingerido. Durante a atividade física, o atleta deve começar a ingerir líquidos logo e com um intervalo de tempo regular para repor a água perdida pelo suor, sempre em pequenos goles. Recomenda-se que o líquido esteja a uma temperatura menor que a ambiente. Também é indicado a ingestão de quantidades adequadas de eletrólitos e carboidratos para exercícios com mais de uma hora de duração. Recomenda-se que o líquido a ser ingerido tenha sódio, já que baixas concentrações de sódio no organismo podem ser muito prejudiciais e, durante o exercício, perde-se este elemento no suor!

Os repositores hidreletrolíticos podem ser um boa pedida dependendo do tempo de atividade física. Para um controle maior procure orientação específica para você, para o seu tipo de atividade física, de acordo com o tempo de duração, seu peso, etc… A ingestão de água diária já é importantíssima, durante o exercício físico então ela não pode faltar!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário