Header Ads

5 mitos sobre Nutrição em Corrida




Todo mundo sabe que a alimentação é o que garante a energia para nossas atividades diárias,  principalmente numa dieta para corredor.

A corrida é uma das que mais requer energia se comparada com outros esportes. Mas qual seria então a melhor dieta para o corredor?!

É sempre importante lembrar que cada tipo de atividade exige um tipo de alimentação.

Da mesma maneira, cada modalidade de corrida e de corredores (sejam eles amadores, profissionais, experientes ou iniciantes) também necessitam de dietas específicas baseadas nas suas necessidades e objetivos que desejam alcançar.

Vamos falar sobre 5 mitos que se tem envolvendo Nutrição e Corrida

1 – Câimbra é resultado de desidratação

As câimbras possuem uma série de fatores que levam ao seu aparecimento, a principal causa delas é o esforço físico em excesso. As pessoas que sentem câimbras normalmente são aquelas que exageraram na prática de atividade física ou então possuem uma predisposição natural para o desenvolvimento desse tipo de problema físico, muitas vezes ligado à nutrição errada, ou seja, falta de nutrientes.

2 – A mesma receita serve para todos os atletas

Há uma regra na nutrição que diz que atletas devem consumir cerca de 70% de carboidrato em sua dieta. Isso é verdade em partes, pois os atletas possuem gastos consideráveis de energia, porém nem tudo segue a mesma receita.

Cada atleta/esportista é único e sua dieta deve ser prescrita de maneira individual e particular
respeitando suas necessidades e gastos calóricos.

3 – O açúcar deve ser evitado antes dos treinos e das competições?

O açúcar ingerido antes das competições aumenta os níveis de glicose e insulina no sangue, o que não é ruim. O açúcar é um tipo de carboidrato. Os carboidratos ingeridos antes do  exercício, provenientes do açúcar ou de bebidas, podem melhorar a desempenho. Um atleta que não está abastecido fica cansado e o seu desempenho fica aquém do seu melhor.

4 – Ideal é tomar suplemento de carboidrato apenas antes da prova?

O atleta pode ingeri-lo em três momentos: 15 minutos antes da prova, a cada uma hora em competições acima de três horas de duração e até uma hora após o término da prova.

5 – Banana é a melhor fonte de carboidratos?

A maioria das frutas é boa fonte de carboidrato. 100g de banana nanica (duas unidades) fornecem em torno de 24g de carboidrato de IG (Índice Glicêmico) _ que é o indicador da velocidade de transformação do carboidrato em glicose, ou seja, o quão rápido um alimento ingerido consegue aumentar a glicemia, a glicose no sangue _, o que a torna interessante.

Mas o importante é pensarmos em termos de variedade de alimentos para que tenhamos variedade também de vitaminas e minerais.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário