Header Ads

Aulas Remotas na Educação Física Escolar


A impossibilidade de realizar os encontros presenciais entre professores e alunos, devido às medidas de isolamento social, as aulas remotas surgem como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de aprendizagem. Com as aulas suspensas, muitas escolas, educadores, pais e alunos tiveram que passar do ensino presencial para o ensino a distância (EaD) sem muito tempo de preparação, o que é um desafio bem grande para todos e principalmente para o professor.

Na prática, o ensino remoto é feito por um professor que ministra aulas, sejam elas ao vivo ou gravadas, por meio de videoconferência ou recurso similar. A carga horária é a mesma das aulas presenciais, mantendo a frequência. Os educadores e estudantes têm enfrentado grandes desafios com as aulas remotas, afinal, as mudanças foram abruptas. Adaptar toda a dinâmica da sala de aula presencial para os ambientes virtuais demanda investimento de tempo e em tecnologia.

O plano de aula e as atividades complementares e extracurriculares podem sofrer alterações para que sejam adaptadas à realidade doméstica do perfil da turma, mas sem grandes modificações na metodologia da instituição.

Assim, por meio de plataformas virtuais e online, os professores devem se encontrar com os alunos da turma seguindo os mesmos dias e horários em que deveriam ocorrer as classes presenciais. Os softwares utilizados também devem proporcionar a interação por meio de chats, áudios e até mesmo compartilhamento de telas, se for o caso.

De modo geral, a principal mudança das aulas remotas para as presenciais é realmente o ambiente escolar e a possibilidade de contato social físico. Afinal, provas, exames, exercícios valendo notas e apresentações de trabalhos são mantidos e também mediados pelos softwares de educação remota. Ou seja, tudo consegue manter-se mesmo que cada estudante esteja em sua casa.

O ensino remoto surge como uma interessante saída para momentos emergenciais como o que vivemos, pois viabiliza a continuidade das atividades pedagógicas pela internet, para amenizar os impactos na aprendizagem das crianças e jovens enquanto precisam ficar afastados da escola.

Exemplo de 5 atividades para Aulas Remotas

Nesse vídeo mostra-se uma sequência de alongamentos e como devem ser feitos e, também, exibe na prática tipos de exercícios físicos que podem ser praticados em casa apenas com o peso do próprio corpo.
 
Nesse vídeo mostra-se uma sequência de alongamentos, utiliza-se de uma aula coreografada para demonstração/ensino de alguns movimentos da luta (volta para o Muay Thay) e disponibiliza 2 brincadeiras, sendo elas, o circuito jokempô e os saltos numéricos.
 
Nesse vídeo mostra-se uma sequência de alongamentos, utiliza-se de exercícios que podem ser feitos com o peso do próprio corpo e disponibiliza a brincadeira/jogo "futebol de dedão".
 
Nesse vídeo são demonstrados mais uma série de alongamentos, exercícios que podem ser feitos com o próprio peso do corpo ( utilizando diferentes tipos de polichinelos) e, duas brincadeiras, sendo uma através do deslocamento por cores e, a outra, chamada red or green. Todas as atividades utilizaram números ou cores em inglês.
 
Nesse vídeo demonstra-se uma sequência de alongamentos, uma circuito de atividades de agilidade, resistência e força e, também uma brincadeira chamada "Fut Vassoura".

Para finalizar, você precisa conhecer guia "Aulas Remotas Ensino Infantil, Fundamental e Médio". É um material baseado na BNCC 2020 onde possui conteúdos para serem trabalhados em aulas remotas com seus alunos do infantil até Ensino Médio. Clique aqui e saiba mais



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário