Header Ads

Excesso de Treino Deixa Atleta Exposto a Problema Pulmonar





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Excesso de Treino Deixa Atleta Exposto a Problema Pulmonar. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!



A prática de esportes de alta intensidade, como, por exemplo, as corridas de longa distância, vem se tornando cada vez mais difundida, com aumento expressivo no número de praticantes na última década. Não é novidade que que a constante sobrecarga decorrente dos treinamentos e competições pode causar alterações nas respostas do sistema respiratório, como hiperreatividade e inflamação das vias aéreas.

Sintomas de asma relacionados a exercícios pesados são comumente relatados por atletas de elite -- especialmente por aqueles que praticam esportes de resistência como maratona, ciclismo e esqui de longa distância", disse Leif Bjermer, do Hospital Universitário, em Trondheim, em coletiva durante o Congresso Mundial em Saúde Pulmonar e o Congresso Anual da Sociedade Respiratória Européia, no início do mês.

"Todas os esportes de resistência envolvem hiperventilação...por muitas horas. Isso produz um grande estresse nas vias aéreas inferiores, pode levar a uma maior exposição a irritação das vias aéreas em ciclistas, a alérgenos em corredores de maratona e a ar frio e seco a esquiadores", acrescentou Bjermer.

Ele destacou ainda que o risco de infecção também é maior. Uma semana após a maratona de Los Angeles, 13 por cento dos corredores relataram infecções do trato respiratório superior, em comparação a somente 2 por cento dos corredores do grupo de "controle".

"Enquanto exercícios moderados parecem aumentar a resistência a infecções respiratórias, exercícios de alta intensidade aumentam o risco de infecções", disse Bjermer.

Ele acrescentou que parte do problema se devia à imagem "máscula" do esporte, com muitos atletas que continuam treinando ou competindo, apesar de uma infecção pulmonar recente ou presente.

Bjermer explicou que a imposição de limites de treinamento a atletas noruegueses, especialmente após infecções, está evitando ou reduzindo muitos desses problemas. Ele destacou ainda a importância do "aquecimento" gradual antes de treinamento ou competição.

Segundo Bjermer, com o uso dessas técnicas, a utilização de drogas antiasma foi reduzida de dois terços da equipe de esqui as Noruega para 1 em cada 10 atletas.

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.