Header Ads

Sapatilha de ciclismo: saiba como escolher a melhor sapatilha para bike




Se você pedala com frequência, seja apenas para se locomover de casa para o trabalho ou para a faculdade, por lazer aos finais de semana ou se você se considera um ciclista que pratica a atividade física regularmente, você precisa ter uma sapatilha de ciclismo entre seus equipamentos. Elas foram produzidas para auxiliar o momento da pedalada tanto na descida do pedal quanto na subida, evitando assim que os pés escorreguem em dias chuvosos ou terrenos acidentados.

Elas são desenvolvidas em solados rígidos, garantindo potência na hora de fazer força nos pedais. Para garantir um bom rendimento, elas são presas no pedal de clipe, que trava a sapatilha no pedal e permite aplicar força durante todo o momento.

OS TIPOS DE SAPATILHA DE CICLISMO

Sapatilhas de MTB

Sapatilhas de Mountain Bike, ou simplesmente sapatilha MTB, tem o solado rígido e que proporciona um pedal mais eficiente, porém oferece mais liberdade para os pés e conforto, pensando justamente nos terrenos irregulares como trilhas ou montanhas em que você pode adentrar com a sua bicicleta.

A sapatilha de MTB é presa no pedal clipe, mas o local reservado para prender a sapatilha está dentro do solado, permitindo caminhar tranquilamente com ela nos pés. Por esse motivo, as sapatilhas de MTB são as mais populares do Brasil, sendo usadas também em aulas de bike indoor, o popular spinning.

Sapatilhas Urbana

A sapatilha urbana, como o próprio o nome indica, é o modelo mais recomendado para os ciclistas que pedalam na cidade regularmente - se você vai de casa para o trabalho, para a faculdade, para a academia ou faz alguma outra tarefa da sua rotina em cima da sua bicicleta, essa é a melhor opção para você.

O modelo é uma junção da tradicional sapatilha de ciclismo com um calçado comum, fazendo com que ela pareça muito com um tênis.

O solado permite caminhar sem fazer barulho e sem incomodar os pés. Por isso, ela pode ser utilizada em trajetos longos, para quem pedala durante horas, ou em trajetos curtos, para você descer da sua bike e caminhar tranquilamente com a sua sapatilha urbana nos pés.

Sapatilhas de Speed

A sapatilha speed, ou sapatilha de estrada, são os modelos mais leves, com solado totalmente rígido e com ótimo sistema de ventilação. Os modelos profissionais são fabricados em fibra de carbono (mais resistente e mais leve), reduzindo a resistência e promovendo maior rendimento. Ela tem um encaixe perfeito com o pedal de clipe, promovendo a pedalada perfeita para quem pretende rodar alguns quilômetros em cima da bike.

Os "tacos" que prendem a sapatilha no pedal ficam no solado, fazendo com que este modelo não seja o ideal para caminhadas, já que atrapalha a pisada e gera muito desconforto.


QUAL EU DEVO ESCOLHER?

Se você costuma pedalar apenas para cumprir as suas tarefas diárias dentro da sua rotina ou como uma forma de lazer, mas sempre dentro do caos da cidade, sem dúvidas a sapatilha urbana é o melhor modelo de sapatilha de ciclismo para você. Mas se você já avançou de estágio e já pensa no ciclismo como uma atividade física saudável e pretende se aventurar em outros ambientes como trilhas e montanhas, com certeza a escolha certa é a sapatilha de MTB.

Mas se as trilhas já não fazem o seu estilo e a cidade grande não oferece a velocidade e a distância que você deseja, chegou a hora de cair na estrada. As sapatilhas speed são feitas para quem já domina o ciclismo e pedala longas distâncias no asfalto, inclusive já tendo realizado provas de ciclismo de estrada ou de triatlo.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário