Header Ads

6 benefícios da Ginástica Laboral






Entenda como nosso corpo pode perder peso! | Revista Pilates
Ginástica laboral é a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho. Trata-se de uma atividade de extrema importância, que evita que os colaboradores sofram algum tipo de dano físico causado pela repetição de movimento ou por ficar muito tempo na mesma posição.

A ginástica laboral deve ser aplicada por profissionais qualificados, tais como profissionais de educação física e fisioterapeutas, que sabem quais são os movimentos mais adequados para o trabalho desempenhado pelo funcionário. Quando o profissional trabalha muito tempo sentado em frente ao computador, por exemplo, a ginástica deve ser composta especialmente por alongamentos para o pescoço, coluna e punhos.

Benefícios da ginástica laboral

1. Combate do sedentarismo

A ginástica laboral envolve atividades que trabalham todo o corpo de uma pessoa, assim, ela se movimenta e foge do sedentarismo.

2. Oferece condicionamento físico

Os exercícios laborais, embora simples, trabalham o sistema respiratório e cardiovascular, alongam o corpo, dão flexibilidade, exigem força, ritmo e resistência, melhorando o condicionamento dos profissionais.

3. Previne doenças

Um dos grandes benefícios da ginástica laboral é a prevenção de diversas doenças, tanto aquelas ligadas ao trabalho — Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) —, como também doenças cardiovasculares, respiratórias e esqueléticas.

4. Combate o estresse e as tensões

Durante o trabalho, o profissional pode sofrer com tensões físicas e mentais, devido ao tempo que permanece na mesma posição, às cobranças, responsabilidades, entre outros. A ginástica laboral combate essas tensões e alivia o estresse, melhorando a qualidade de vida do trabalhador e o ambiente de trabalho.

5. Reduz o cansaço mental e físico

Trabalhar durante horas seguidas causa cansaço para corpo e mente. As pausas para realização da ginástica laboral ajudam o corpo a descansar, ativando a circulação sanguínea e alongando a musculatura. Assim como ajuda a mente a desviar a atenção por um tempo, aliviando o cansaço mental e a fadiga visual.

6. Melhora autoestima do trabalhador

Os benefícios da ginástica laboral também alcançam o campo psicológico. Ao atingir melhorias físicas, o trabalhador se sente melhor e mais saudável, consequentemente trabalha melhor, rende mais e nota a mudança no ambiente de trabalho e em si mesmo. Com isso, a autoestima é melhorada. Além disso, as atividades físicas liberam serotonina, substância responsável pela sensação de satisfação e alegria.
O e-book Ginástica Laboral 2.0 é ideal para aqueles que querem aprimorar sua aulas, evitando que os exercícios físicos se tornem repetitivos e cansativos. Este material vai ajudar todos os profissionais da saúde a inovarem as atividades da Ginástica Laboral, deixando as aulas mais divertidas e os alunos mais motivados. Saiba mais clicando aqui!



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.