Header Ads

6 benefícios da Ginástica Laboral





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre 6 benefícios da Ginástica Laboral. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

Entenda como nosso corpo pode perder peso! | Revista Pilates
Ginástica laboral é a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho. Trata-se de uma atividade de extrema importância, que evita que os colaboradores sofram algum tipo de dano físico causado pela repetição de movimento ou por ficar muito tempo na mesma posição.

A ginástica laboral deve ser aplicada por profissionais qualificados, tais como profissionais de educação física e fisioterapeutas, que sabem quais são os movimentos mais adequados para o trabalho desempenhado pelo funcionário. Quando o profissional trabalha muito tempo sentado em frente ao computador, por exemplo, a ginástica deve ser composta especialmente por alongamentos para o pescoço, coluna e punhos.

Benefícios da ginástica laboral

1. Combate do sedentarismo

A ginástica laboral envolve atividades que trabalham todo o corpo de uma pessoa, assim, ela se movimenta e foge do sedentarismo.

2. Oferece condicionamento físico

Os exercícios laborais, embora simples, trabalham o sistema respiratório e cardiovascular, alongam o corpo, dão flexibilidade, exigem força, ritmo e resistência, melhorando o condicionamento dos profissionais.

3. Previne doenças

Um dos grandes benefícios da ginástica laboral é a prevenção de diversas doenças, tanto aquelas ligadas ao trabalho — Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) —, como também doenças cardiovasculares, respiratórias e esqueléticas.

4. Combate o estresse e as tensões

Durante o trabalho, o profissional pode sofrer com tensões físicas e mentais, devido ao tempo que permanece na mesma posição, às cobranças, responsabilidades, entre outros. A ginástica laboral combate essas tensões e alivia o estresse, melhorando a qualidade de vida do trabalhador e o ambiente de trabalho.

5. Reduz o cansaço mental e físico

Trabalhar durante horas seguidas causa cansaço para corpo e mente. As pausas para realização da ginástica laboral ajudam o corpo a descansar, ativando a circulação sanguínea e alongando a musculatura. Assim como ajuda a mente a desviar a atenção por um tempo, aliviando o cansaço mental e a fadiga visual.

6. Melhora autoestima do trabalhador

Os benefícios da ginástica laboral também alcançam o campo psicológico. Ao atingir melhorias físicas, o trabalhador se sente melhor e mais saudável, consequentemente trabalha melhor, rende mais e nota a mudança no ambiente de trabalho e em si mesmo. Com isso, a autoestima é melhorada. Além disso, as atividades físicas liberam serotonina, substância responsável pela sensação de satisfação e alegria.
O e-book Ginástica Laboral 2.0 é ideal para aqueles que querem aprimorar sua aulas, evitando que os exercícios físicos se tornem repetitivos e cansativos. Este material vai ajudar todos os profissionais da saúde a inovarem as atividades da Ginástica Laboral, deixando as aulas mais divertidas e os alunos mais motivados. Saiba mais clicando aqui!

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.