Header Ads

Avaliação Física Funcional para Corredores





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Avaliação Física Funcional para Corredores. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!





A avaliação física permite ao indivíduo conhecer seu corpo de maneira detalhada, incluindo sua morfologia e capacidade funcional. Através dos testes, é possível analisar a composição corporal, perímetros corporais, capacidades funcionais como força, flexibilidade, aptidão cardiorrespiratória e muito mais. Os resultados da avaliação possibilitam a elaboração de programas de exercícios físicos mais seguros e eficientes.
Os principais objetivos são mensurar e detectar o estágio de condicionamento da pessoa e suas capacidades físicas, além de aptidões biológicas, fisiológicas, e descobrir a ocorrência de alguma doença pré-existente. Para isso, são realizados diferentes testes.

A partir da avaliação física é possível identificar limitações, doenças e prioritariamente a condição e aptidão física atual do avaliado, além de sua anatomia. Os testes avaliativos devem ser realizados periodicamente e sempre comparados ao anterior, para descobrir se ocorreram melhorias ou perdas, tanto no aspecto condicional como no físico.

A avaliação é um processo de fundamental importância dentro da Educação Física, seja escolar, esportiva e de rendimento. Para prescrever exercícios adequados às necessidades físicas de cada pessoa é necessário realizar uma avaliação física bastante detalhada. Uma avaliação física para corredores com SDFP, devem constar os seguintes procedimentos:
  • Anamnese : Diagnóstico clínico, exames físicos e clínicos anteriores, histórico de sintomas e de lesão, enfermidades recentes, problemas ortopédicos, hábitos do dia a dia (profissão, dieta, consumo de álcool e fumo), quilometragem semanal de treino, onde treina e se pratica de outra atividade física.
  • Antropometria : Aferir medidas de circunferências, diâmetros e a quantidade da gordura corporal e peso magro. O sobrepeso é um fator de risco intrínseco importante para uma lesão.
  • Avaliação Postural: Identificar possíveis desvios posturais, que possam proporcionar alterações na cinemática da corrida. Analisar o quadril quanto ao alinhamento das cristas ilíacas, inclinação à frente ou para atrás. O joelho com valgo excessivo, hiperestendidos ou semifletidos, e os pés e tornozelos pronados e supinados.
  • Testes de flexibilidade: medir a flexibilidade do quadril e músculos posteriores da coxa.
  • Avaliação Funcional do Movimento (FMS): Avaliar limitações ou assimetrias em relação a padrões de movimento humano. Identificar compensações que podem vir a ser corrigidas ou estabilizadas com um treinamento adequado .
Tenha um E-book de Avaliação Física Funcional completo contemplando realização de testes funcionais, medidas corporais e todos os aspectos necessários para avaliação física pelo profissional da educação física. Clique aqui e saiba mais

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.