Header Ads

6 mil passos por dia traz benefícios as articulações

http://www.cultivandosaude.com.br/wp-content/uploads/2014/11/os-beneficios-da-caminhada-blog-cultivando-saude1.jpg

E aí, pessoal? Hoje vamos falar da importância dos passos do nosso dia a dia para a nossa saúde.  Estava lendo sobre uma pesquisa/estudo que fala sobre isso e me veio a sensação de que, na maioria das vezes não damos valor  esse tipo de coisa.

Em um levantamento da Universidade de Boston e de outras instituições americanas, cientistas mediram quantos passos 1 788 voluntários com osteoartrite nos joelhos - ou com alto risco de desenvolvê-la - davam em uma semana. Acompanharam, então, essa turma por dois anos. Eles notaram que caminhar, em média, ao menos 6 mil passos diariamente evita incômodos decorrentes do quadro.

São vários os motivos que fazem as caminhadas deixarem as articulações mais resistentes. Um deles é regular a produção do chamado líquido sinovial. Tal substância abastece a cartilagem de nutrientes. Assim, garante a integridade dessa estrutura, responsável por impedir o doloroso atrito entre um osso e outro. Em outras palavras, mexer-se bastante mantém nossas dobradiças naturais lubrificadas.

Colecionar passos e mais passos também fortalece as pernas. E uma musculatura em forma amortece o impacto de diferentes atividades do dia a dia sobre as articulações. Na prática, isso significa que a pressão transmitida aos membros inferiores quando subimos um lance de escada ou seguramos uma caixa pesada deixa de ser nociva ao tecido cartilaginoso e à ossatura que compõem tornozelos, joelhos e quadris.

Há várias formas de se medir esses passos. O pedômetro é um deles. Fácil de carregar por aí, alguns são feitos para pôr na cintura; outros, no tênis. E não são caros. Só tome cuidado com modelos de baixa qualidade, que confundem qualquer movimento com passada. Além do pedômetro, tem os aplicativos que você baixa um deles e, aí, é como se tivesse um pedômetro acoplado ao celular. Os programas são até fidedignos - a questão é que vários acabam com a bateria do aparelho rapidamente.E, para terminar tem as Pulseiras que registram a qualidade do sono, as calorias queimadas... e, claro, os passos acumulados ao longo do dia. São boas opções, inclusive porque permitem guardar os dados em computadores. Mas já pesam mais no bolso.

A dica foi dada e pode ser incorporada ao cotidiano das pessoas facilmente.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário