Header Ads

Quer ser treinador desportivo? Então leia!

[fundo2.jpg]

Todos nós sabemos que o verdadeiro treinador é aquele que busca os conhecimentos científicos, éticos e morais. Muitos não esgotam suas forças para obter melhores dias para seus atletas, seja fomentando o desenvolvimento de atitudes para uma formação integral do homem, seja em busca da performance nos esportes. A partir do momento que uma profissão passa ser conhecida, maiores serão as exigências em relação à qualificação desse profissional e, de forma ainda mais contundente, as apreciações sobre seu desempenho. Diante disso, quais seriam as competências que deve possuir um treinador para que saiba agir pedagogicamente? Isso seria trabalhar  sob uma metodologia científica, seguindo filosofias da Educação, sendo justo com seus atletas, tendo um vasto conhecimento sobre crescimento, amadurecimento, o próprio esporte e podendo entender essa relação pedagógica entre seus atletas e em si próprio. 

Conheça o blog de Treinamento em Esportes

Curta nossa página o Facebook

O treinador, antes de tudo, é um professor que irá ensinar uma determinada atividade desportiva. Para isso, é desejável que possua sólidos conhecimentos da pedagogia do esporte, da Psicologia e da cultura atual.

Normalmente se tem a ideia de que o treinador só deve se preocupar com a habilidade e a condição física do jovem atleta, o que se constitui num pensamento errôneo; tanto no esporte escolar como noutra manifestação desse fenômeno, a atitude do treinador deve ser presidida pelo fair play, devendo esforçar-se, sem descanso, para demonstrar ao competidor como, para ele, o fair play é sinônimo de integridade e dignidade.

O treinador que atua com o esporte escolar deve fazê-lo pensando em projeto e numa proposta macro, na perspectiva de conseguir, com seu desempenho, a multiplicação das suas ações. É função do treinador, também, lutar em defesa da formação de um atleta sujeito e não objeto, estimulando a relação interpessoal responsável.

Nesse mercado competitivo em que todas as profissões tentam buscar melhores e maiores espaços na sociedade, a profissão de treinador não é diferente... E hoje surge uma nova mentalidade e perfil de treinador não só para trabalhar na escola, mas para atuar em qualquer ramificação do esporte. Surge o treinador pesquisador da sua própria atividade. A habilidade de pesquisador inicia-se com o hábito de anotar e discutir tudo o que acontece, antes e depois dos treinos e jogos ou toda vez que se fizer necessário. Essas atividades ou estratégias vão sustentar tudo o que é feito no seu dia a dia, as situações extraquadra e/ou as necessidades do desenvolvimento da sua prática.

Boa sorte!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário